Sistema Nacional de Informação Cadastral

NA

A metodologia de ensino adotada é baseada na exposição dos conceitos fundamentais da cartografia e no método interrogativo para fomentar o espírito de reflexão. Além disso, espera-se uma forte componente prática que desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para trabalharem com sistemas de informação geográfica.

Constituem objetivos da presente unidade curricular:

a)       Identificar os conceitos, funcionalidades e objetivos do SNIC;

b)       Interpretar as especificações técnicas oficiais de execução do cadastro predial (Sinergic).

Módulo I. Sistema nacional de informação cadastral (SNIC)

a)       O Sistema Nacional de Informação Cadastral (SNIC). Sistema de Informação Cadastral Simplificado e o Balcão Único do Prédio (BUPi) (Lei 78/2017, de 17 de agosto. Portal do SNIC. Criação, conservação, visualização e exploração de informação cadastral nacional. Entidades oficiais e privadas que produzem informação cadastral;

b)       Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica (ICGPR): informatização;

c)       O Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (SINERGIC): objetivos; associação dos dados existentes (Conservatórias do Registo Predial e Serviços de Finanças);

d) Especificações técnicas para a execução do cadastro predial: Regras e procedimentos a adotar numa operação de cadastro predial; enquadramento legal e da operação; estrutura e conteúdos dos dados, sistemas de referência, qualidade dos dados, formato dos dados, demarcação, modelo dos documentos, cartografia de suporte, aquisição de dados cadastrais, caraterização provisória, consulta pública e caraterização definitiva; conclusão da operação.

Avaliação por exame
  • - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%
  • - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
Avaliação por frequência
  • - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
  • - trabalho (Módulo II) - 50.0%

Bolstad, P. (2019). GIS Fundamentals: A First Text on Geographic Information Systems. Sixth Edition.

XanEdu Publishing Inc.. U.S.A.

Cosme, A. (2012). Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. LIDEL. Lisboa.

Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. 5.ª edição. LIDEL. Lisboa.