Conhecimentos de Base Recomendados
Informação não definida
Métodos de Ensino
O método de ensino é convencional, baseado em exposição da matéria feita em aulas teóricas, resolução de problemas nas aulas práticas e demonstrações laboratoriais. Como texto de base é utilizado o livro [2] da bibliografia, porque além de ser de leitura acessível cobre todo o programa da unidade curricular. A exposição da matéria é feita preferencialmente no quadro. A matéria é acompanhada por trabalhos efetuados em PC, no laboratório possibilitando a execução de numerosos trabalhos de controlo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da disciplina de sistemas de automação e controlo é providenciar ao aluno uma visão geral das diferentes temáticas e tecnologias envolvidas no desenho e implementação de sistemas industriais, nomeadamente: 1- Conhecer as técnicas de cálculo da transformada Z e da sua transformada inversa; Aplicar estas técnica na resolução de problemas com equações às diferenças; Interpretar as diferentes representações de um sistema de controlo linear invariante com o tempo (caso contínuo e caso discreto); Utilizar a transformada Z e a transformada de Laplace na análise da representação em modelo de estado. 2- Implementar num sistema real controladores PID e difusos. 3- Perceber produção integrada por computador, sistemas flexíveis de produção, Sistemas controlados por computador e implementar SCADA, com a aplicação informática ZENON, bem como com o TwinCat para o autómato da Beckoff e o Information Designer para a consola da Beijer.
Programa
Parte I (docente: Rui Manuel Carreira Rodrigues)
Modelos matemáticos dinâmicos de tempo contínuo e de tempo discreto
1. Transformada Z: definição e propriedades; transformada Z inversa; aplicação da transformada Z na determinação da solução de problemas com condições iniciais para equações às diferenças lineares com coeficientes constantes
2. Representações de um sistema de controlo linear invariante no tempo na forma SISO: representação de entrada-saída, função de transferência e modelo de estado; matriz A^k; solução do sistema homogéneo e solução do sistema completo
Parte II (docente: Nuno Miguel Fonseca Ferreira)
1. Introdução aos sistemas de automação industrial: exemplos de sistemas industriais que utilizam componentes de automação; justificação e interesse de soluções automatizadas; automação da fábrica e automação ao nível do produto; Automação dedicada, automação programável, automação flexível.
2. Automação ao nível dos sistemas de identificação, monitorização e supervisão: sistemas de supervisão e aquisição de dados do tipo SCADA (“Supervisory Control And Data Acquisition”); Contribuição destes sistemas para uma gestão mais eficiente dos sistemas produtivos, apresentação da tecnologia envolvida.
3. Soluções de automação para implementar e suportar o fluxo de materiais na produção: soluções manuais versus soluções mecanizadas e automatizadas; transportadores; sistemas com veículos automaticamente guiados (AGVS) e robôs móveis. Armazéns automáticos.
4. Arquitectura de controlo de um sistema de automação: estrutura e componentes; tipos de controlo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
Parte I
James, Glyn (1993). Advanced modern engineering mathematics. Wokingham, England Addison-Wesley.
Cota 3-2-192 (ISEC) – 08333
Ribeiro, Maria Isabel (2002). Análise de sistemas lineares. volumes 1 e 2, IST Press.
Cota 1-6-290 (ISEC) V.1º v. – 11939
Parte II
Hannam, Roger G.(1997). Computer integrated manufacturing : from concepts to realisation. Addison-Wesley.
Cota 4-6-128 (ISEC) – 09487
Clarke, Gordon R., Reynders, Deon (2008). Practical modern SCADA protocols. Wright, Edwin.
Cota 1-6-116 (ISEC) – 15934
Bibliografia Complementar
Richard Zurawski (2007). Integration Technologies for Industrial Automated Systems, Taylor & Francis.