Sistemas de Informação Aplicados

Programação em C ou C++

Componente teórica
    Exposição de conceitos teóricos;
    Apresentação e análise de exemplos, estimulando a discussão de soluções com os alunos ao longo da aula;
    Desenvolvimento em ambiente interativo, de casos práticos sobre os conceitos teóricos.

Componente Laboratorial
    A compreensão dos conhecimentos adquiridos é promovida através da análise, discussão e realização de exemplos práticos;
    Resolução de vários exercícios propostos, para os alunos trabalharem de forma individual, promovendo-se a interação entre os alunos e aluno / docente.

Compreender o papel dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) nos Sistemas de Informação;
Compreender a necessidade da modelação na conceção de Bases de Dados;
Compreender os conceitos básicos em bases de dados relacionais: modelo relacional, integridade, normalização,
operações relacionais;
Modelar, desenhar e implementar uma base de dados relacional;
Manipular e extrair dados em Bases de Dados Relacionais usando a linguagem SQL (Structured Query Language);
Desenvolver e estruturar interfaces aplicacionais com sistemas de gestão de bases de dados;
Compreender o controlo de fluxo em programas de backend;
Compreender as diferentes hipóteses de acesso a base de dados a partir de uma linguagem e backend;
As diferentes filosofias de programação para a WEB: programa a executar no servidor, e programa a executar no browser do cliente. Aprender os comandos de Javascript e HTML.

Componente Teórica

1.Introdução às bases de dados:
    a. Sistemas de gestão de bases de dados;
    b. Modelo relacional;
    c. Modelação de bases de dados;
    d. Manipulação de dados, integridade e segurança;
    e. Conceção de base de dados;
    f. A linguagem SQL e suas aplicações;
2. Visão sobre métodos de desenvolvimento de aplicações para sistemas de informação Desktop/Web;
    a. Criação de formulários Web e sua submissão;
    b. Apresentação de resultados ao utilizador;
    a. Estudo da linguagem PHP orientada a objetos;
    b. Interação entre front-end e back-end;
    c. Validação e receção de dados de formulários; autenticação;
    d. Resumo dos frameworks PHP mais comuns;
5. Paradigmas de coneção entre front-end e back-end;
6. Documentação de um sistema de informação através de linguagem gráfica.
7. Projeto de aplicação das tecnologias lecionadas a um problema específico da área de engenharia eletrotécnica.

Componente Prática

1:  Exemplo prático em Excel de como gerir a informação – registo de dados de cotas de sócios de uma coletividade em tabelas de Excel;
2:  Instalar nos equipamentos dos alunos as ferramentas necessárias à Unidade Curricular. Utilização de sistemas embedded específicos da área de eletrotecnia;
3:  Interação com o gestor de base de dados – gerir o modelo relacional;
4:  Utilização de ferramenta de modelização de base de dados;
5:  Modelização – exercícios. Utilização da Linguagem SQL;
6:  Noções básicas de HTML: desenho de formulários Web;
7:  PHP – controlo de fluxo, funções, métodos de receção de dados de formulários, autenticação;
8:  PHP – utilização de classes e bibliotecas externas;
9:  PHP – acesso a base de dados (ler/apagar/alterar/pesquisar). Testes ao código desenvolvido;
10: PHP – paradigmas de coneção entre front-end e back-end;
11: Apoio ao desenvolvimento do trabalho prático.

Bibliografia principal existente na biblioteca:

• Luís Pereira, J. (1998). Tecnologia de Bases de Dados. FCA – Editora de Informática. 972-722-143-2. Cota: 1A-5-63 (ISEC) – 09493.
  • Ramakrishnan, R. and Gehrke, J. (2003). Database Management Systems. McGraw-Hill. 0-07-246563-8. Cota: 1A-5-118 (ISEC) – 12655.
  • Abreu, L. (2012). HTML5, 2a Edição. FCA – Editora de Informática. 978-972-722-739-6. Cota: 1A-12-160 (ISEC) – 16373.
  • Tavares, F. (2016). PHP com Programação Orientada a Objetos. FCA – Editora de Informática. 978-972-722-837-9. Cota: 1A-12-186 (ISEC) – 17805.
  • Date, C. J. (2004). An introduction to database systems, 8th Edition. Addison-Wesley Publishing. 0- 321-18956-6. Cota: 1A-5-120 (ISEC) – 12657.

Bibliografia existente na plataforma de apoio:

• Fonseca, I. (2021). Enunciados dos trabalhos práticos, Slides das aulas teóricas.
  • Fonseca, I. (2021). Software de apoio

Bibliografia extra:

• Damas, L. (2017). SQL – Structured Query Language, 14a Edição”. FCA – Editora de Informática. 978-972-722-829-4.
  • Abreu, L. (2016). HTML5, 4a Edição. FCA – Editora de Informática. ISBN: 978-972-722-758-7.