Sistemas de Informação de Gestão II

Conhecimentos básicos de Microsoft Excel.

Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática através da realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos, nos computadores. A experimentação prática procurará aproximar-se, sempre que possível, das situações que os alunos encontrarão na sua vida profissional. Para além das aulas, os alunos deverão desenvolver trabalho complementar, que irá sendo indicado ao longo da disciplina.

Objetivos e competências a desenvolver

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de capacidades instrumentais e conceptuais avançadas no domínio das folhas de cálculo e em particular o Microsoft Excel.

Competências
Ao frequentar esta unidade curricular pretende-se que os alunos, sejam capazes de utilizar as folhas de cálculo para a realização de análises de dados, simulações e automatização de procedimentos. Após a realização da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: identificar as condições de utilização das funções de bases de dados; construir tabelas e gráficos dinâmicos, tirando partido das opções de definição da
tabela de dados, das operações de ordenação e filtragem sobre campos de tabela, considerando diferentes critérios e procedimentos; utilizar as ferramentas de simulação de cenários, atingir objetivo e Solver; e ser capaz de criar e utilizar macros de comandos e automatizar procedimentos com recurso à tecnologia Visual Basic for Applications (VBA).

1. Funções de base de dados

2. Tabelas e gráficos dinâmicos

2.1.  Áreas e configuração de tabelas dinâmicas

2.2.  Configuração de gráficos dinâmicos

3. Simulação

3.1.  Cenários

3.2.  Atingir objetivo

3.3.  Solver

4. Macros

5. VBA (Visual Basic for Applications)

Bibliografia essencial

1. Paulo Capela Marques / Nuno Costa (2013), “Fundamental do Excel (2013)”, FCA – Editora de Informática Lda, 978- 972-722-800-3
  2. Luís Silva Rodrigues (2011), “Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão”, FCA Editora de Informática Lda.
  3. Paulo Capela Marques (2011), “Exercícios de Excel 2010”, FCA Editora de Informática Lda.
  4. Jorge Sequeira (2005), “Excel – guião de funções para Economia e Finanças”, Escolar Editora.
  5. Adelaide Carvalho (2009), “Programação com Excel para Economia & Gestão – 2ª Edição Actualizada e Aumentada”, FCA Editora de Informática Lda.
  6. Adelaide Carvalho (2009), “Programação com Excel para Economia & Gestão – 2ª Edição Actualizada e Aumentada – Volume II”, FCA Editora de Informática Lda.
  7. Henrique Loureiro (2007), “Excel 2007 Macros & VBA – Curso Completo”, FCA Editora de Informática Lda.

Bibliografia Avançada

1. Katherine Smith, Smith Murphy and Lawrence Smith (2002), “Microsoft Excel for Accounting: The First Course”, Prentice Hall.
  2. Bill Jelen (2010), “Microsoft Excel 2010 in Depth”, QUE.
  3. John Walkenbach (2010), “Excel 2010 Bible”, John Wiley & Sons.