Sistemas de Informação Geográfica

Conhecimentos básicos de informática na perspetiva do utilizador

Nas aulas é utilizado interativamente o método expositivo e inquisitivo durante a apresentação dos assuntos. Os alunos são desafiados a aplicarem os conhecimentos adquiridos na realização de trabalhos práticos de forma autónoma.

Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica.

Compreender os fundamentos da informação geográfica.

Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais.

Desenvolver metodologias de análise espacial.

Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas.

Dados e mapas em SIG

Introdução. Modelos de dados espaciais: Modelo vetorial e modelo matricial ou raster. Atributos: tabela de atributos, Inquirições sobre tabelas. Junção e relação de tabelas. Sumariar tabelas. Tabelas no ArcGIS PRO.

Sistemas de referência de coordenadas. Sistemas de coordenadas geográficas e projetadas. Esferoides e data. Sistemas de projeção. Edição básica.

Introdução, edição e gestão de dados em SIG

Análises espaciais em SIG

Inquirições de atributos. Inquirições espaciais. Seleção interativa; seleção por atributo; seleção por localização; escolha do método de seleção; criação de novas camadas de informação a partir de seleções.

Junções espaciais. Tipos de junções espaciais. ArcGIS PRO: escolha do tipo de junção; configuração de uma junção espacial.

Operações de Análise Vetorial e Raster. Operações sobre uma camada e sobre múltiplas camadas. Álgebra de mapas.

Bolstad, P. (2003). GIS fundamentals: a first text on Geographic Information Systems. Eider Press.

Chang, K. (2009). Introduction to Geographic Information Systems with Data Files CD-ROM. McGraw-Hill.

Demers, M. (2008). Fundamentals of Geographical Information Systems. Wiley.

Matos, J. (2001). Fundamentos de informação geográfica. Lisboa: Lidel.

Longley, P. (2001). Geographic information systems and science. John Wiley & Sons, Ltd,

Price, M. (2009). Mastering ArcGIS with CD Videoclips. McGraw-Hill