Sistemas Informáticos de Gestão Industrial

NA

1       – Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos eapresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

– Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução deproblemas e o desenvolvimento de projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo.

O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os alunos de competências que lhes permitam conhecer os requisitos, os processos de desenvolvimento e as tecnologias utilizadas nas aplicações de controlo e/ou supervisão de processos industriais ao nível de célula e shop floor.

O aluno tomará contacto com técnicas utilizadas na especificação destas aplicações, bem como com as tecnologias mais recentes utilizadas no respetivo desenvolvimento.

No final da UC, o aluno será capaz de:

. Conhecer as características e os requisitos dos sistemas de informação utilizados em diferentes tipos de indústrias.

– Conhecer os processos de especificação e desenvolvimento de aplicações situadas ao nível de célula.

– Conhecer as tecnologias de integração vertical utilizadas em sistemas industriais.

– Conhecer as tecnologias de supervisão e controlo de execução de processos industriais (MES) – Desenvolver aplicações (simples), multinível, de controlo e supervisão de processos industriais.

Sistemas de Supervisão (SCADA – Supervisory Controlo and Data Acquisition) Introdução. Arquitetura geral.

Acesso aos sinais de campo: tags.

Módulos de sinópticos, alarmes, históricos, relatórios e comunicações. Integração com níveis hierárquicos inferiores e superiores

Sistema de Controlo da Execução (MES – Manufacturing Execution Systems) Introdução. Arquitetura geral.

Design patterns para sistemas de automação: ISA88 e ISA95 Integração com níveis hierárquicos inferiores e superiores

Avaliação final
  • - um trabalho prático individual (15%) - 15.0%
  • - uma prova escrita individual (85%) - 85.0%