Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguidos de exemplos demonstrativos;
2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas, e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
1. Reconhecer a evolução histórica dos sistemas operativos. Definir os diferentes tipos de sistemas operativos, e o seu papel na gestão e proteção de um sistema computacional.
2. Identificar as funções e operação do sistema operativo Windows. Planear e operar a instalação e configuração quer do sistema operativo Windows como dos seus serviços.
3. Explicar a evolução do GNU/Linux e do software livre. Sintetizar as principais funções e operação do GNU/Linux. Planear e operar a instalação e configuração de uma distribuição Linux e dos seus pacotes. Analisar o ambiente X Windows. Planear e operar a configuração do Kernel e de serviços de rede.
4. Explicar os diferentes tipos de comunicação entre processos. Comparar as principais características das arquiteturas cliente/servidor e peer-to-peer. Planear e operar a instalação de uma máquina virtual. Discutir o papel da virtualização, docker e kubernetes na cloud computing.
5. Projetar e operar a configuração de serviços de partilha de ficheiros e de impressoras entre diferentes sistemas operativos. Estabelecer serviços de acesso remoto entre diferentes sistemas operativos.
Programa
1. Sistemas Operativos (SO). 1.1. História dos sistemas operativos. 1.2. Tipos de sistemas operativos. 1.3. Gestão de processos, memória, periféricos e sistema de ficheiros. 1.4. Proteção do sistema.
2. Estudo do sistema operativo Windows. 2.1. Funções e operação do sistema operativo Windows enquanto cliente. 2.2. Funções e operação do sistema operativo Windows enquanto servidor. 2.3. Instalação, gestão e manutenção do sistema operativo. 2.4. Instalação e configuração de serviços. 2.5. Configurações básicas e avançadas.
3. Estudo do sistema operativo Unix. 3.1. Evolução do GNU/Linux e software livre. 3.2. Funções e operação do GNU/Linux: ambiente bash, comandos e scripts. 3.3. Instalação do sistema operativo e gestão de pacotes e aplicações: as várias distribuições Linux. 3.4. O ambiente X Windows. 3.5. Configuração e instalação do Kernel. 3.6. Configuração de serviços de rede em Linux.
4. Sistemas distribuídos. 4.1. Comunicação entre processos. 4.2. Arquitetura Cliente/Servidor – características. 4.3. Arquitetura Peer-to-Peer. 4.4. Virtualização, Docker, Kubernetes e Cloud Computing.
5. Configuração avançada de sistemas operativos – interação entre Windows e Linux. 5.1. Serviços de ficheiros e de impressão. 5.2. Serviços de acesso remoto e desktop remoto.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Marques, J. A., Ferreira, P., Ribeiro, C., Veiga, L., & Rodrigues, R. (2012). Sistemas operativos (2nd ed.). FCA.
Marques, J. A., & Guedes, P. (2003). Tecnologia de sistemas distribuídos (2nd ed.). FCA.
Silberschatz, A., Gagne, G., & Galvin, P. B. (2021). Operating system concepts (10th ed.). Wiley.
Steen, V. M., & Tanenbaum, A. S. (2017). Distributed systems (3rd ed.). CreateSpace Independent Publishing Platform.
Tanenbaum, A., & Bos, H. (2014). Modern operating systems (4th ed.). Pearson.