Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica (uma prova escrita, com o peso de 70%, e um trabalho prático, com um peso de 30%) ou Avaliação por Exame. Existe nota mínima de 8,0 valores em cada um dos elementos da Avaliação Periódica para aprovação na disciplina. A Avaliação por Exame será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno:
a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspetiva social
b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina
c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes atividades profissionais nesta área).
Programa
A sociologia da comunicação como ciência.
Processos de opinião pública e a questão dos efeitos dos media.
A perspetiva objetivista dos efeitos dos media 1: efeitos totais
A perspetiva objetivista dos efeitos dos media 2: efeitos limitados
Efeitos cognitivos dos media: perspetiva crítica.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita - 70.0%
- - Trabalho prático - 30.0%
- - Prova escrita - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARDOSO; G. (org.), A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa, Tinta da China, 2013.
ESTEVES, J. Pissarra (Org.), Comunicação e Sociedade, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
ESTEVES, JP, Sociologia da Comunicação, Lisboa, FCG, 2011.
ESTEVES, JP, Comunicação Política e Democracia, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
FERREIRA, G. B., Sociologia dos Novos Media, Covilhã, Labcom, 2018.
FUCHS, C. Critical Theory of Communication: New Readings of Lukács, Adorno, Marcuse, Honneth and Habermas in the Age of the Internet, University of Westminster Press, 2016.
SAPERAS, E., Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massa, Porto, Asa, 1993