Sociologia das Organizações

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem conhecimentos de base necessários.

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem desta unidade curricular compreende a exposição oral, exercícios de leitura, reflexão e pesquisa orientada, assim como a realização de trabalhos práticos com exposição e discussão oral nas aulas. Tendo em conta a ênfase no desenvolvimento do trabalho em equipa e da capacidade de comunicação, os trabalhos práticos são realizados em grupo, sendo dada especial relevância à sua apresentação e discussão nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos gerais do curso trabalhados nesta UC são: capacidade de liderança e trabalho em equipa; capacidade de comunicação; sensibilidade para questões de ética e de responsabilidade social no âmbito da biotecnologia.

Os objetivos específicos (resultados de aprendizagem) são:

1. Conhecer princípios gerais relativos à tipologia, estrutura e gestão das organizações, em particular no que diz respeito aos recursos humanos;

2. Caracterizar processos individuais e dinâmica de grupos;

3. Conhecer as principais abordagens sociológicas do trabalho e das organizações;

4. Enquadrar a realidade portuguesa nos debates actuais sobre o trabalho e as organizações;

5. Debater questões de ética e de responsabilidade social no âmbito da biotecnologia;

Programa

a) A Empresa como organização: contexto, estrutura e organização interna. Recrutamento, selecção e formação de pessoal; gestão de carreiras; integração inicial ao mundo do trabalho.

b) Os processos individuais: percepção, motivação e processos de aprendizagem. O comportamento em grupo: liderança, trabalho em equipa e comunicação interpessoal. Relações formais e informais nos grupos de trabalho. Gestão de conflitos.

c) A escola clássica das organizações e desenvolvimentos ulteriores. A burocracia e suas disfunções. As abordagens sócio-técnica e contingencial.

d) Impactos dos processos de modernização e de globalização da economia. A flexibilização do trabalho. Poder e cultura nas organizações. As relações de trabalho: actores colectivos, conflitos emergentes, negociação e concertação. Fontes e relações de poder e contra-poder nas organizações.

e) Ética empresarial e ética profissional. Estratégias individuais e estratégias organizacionais. Mercado e responsabilidade social. O terceiro sector em Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame final
  • - Parte prática - 40.0%
  • - Parte teórica - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abramovici N.-B. e outros, 1989, Gestão de Recursos Humanos. Editorial Presença.
Bernoux P. (s.d.), A Sociologia das Organizações. Rés-Editora.
Bilhim J.A.F., 2001. Teoria Organizacional. Estruturas e Pessoas. Universidade Técnica de Lisboa/Instituto
Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Cabral M.V. et al, 2000, Trabalho e cidadania. ICS.
Dubar C., 1997, A socialização: construção de identidades sociais e profissionais. Porto Editora.
Freire J., 2002. Sociologia do Trabalho: Uma Introdução. Edições Afrontamento.
Friedberg E., 1995. O poder e a regra. Dinâmicas da acção organizada. Instituto Piaget.
Glegg S.R., 1998. As Organizações Modernas. Celta Editora.
Gomes D., 2000. Cultura organizacional. Comunicação e identidade. Quarteto (Apenas os capítulos I e II da parte I).
Grupo de Lisboa, 1994. Limites à competição. Publicações Europa-América.
Kovács I., Castilho J. J., 1998. Novos modelos de produção: trabalho e pessoas, Celta Editora.