Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
A avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 57,5% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 42,5%.
A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5 de 0 a 20.
A natureza, caraterísticas e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para a plataforma web.
Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.
Resultados de Aprendizagem
– Operacionalizar os conceitos chave tendo em vista a apreensão e o estudo do fenómeno do desenvolvimento às escalas local, nacional, europeia e global
– Compreender e analisar os modelos teóricos e as construções conceptuais relacionados com o desenvolvimento e a mudança social
– Saber analisar problemáticas que se afigurem relevantes para a inteligibilidade do quadro atual do sistema político e económico dominante e refletir sobre as novas pistas propostas para a (re)conceptualização do desenvolvimento
– Compreender e relacionar os fatores económicos, sociais, culturais e ambientais do desenvolvimento numa perspetiva de sustentabilidade
– Compreender a importância das respostas locais para a resolução de problemas globais.
– Compreender e enquadrar a situação social portuguesa e europeia possibilitando discernir vetores fundamentais de análise para a compreensão de novos cenários de desenvolvimento
– Compreender as dinâmicas e modelos de desenvolvimento em Portugal
Programa
1 – DESENVOLVIMENTO, MUDANÇA SOCIAL E GLOBALIZAÇÃO
1.1 – Desenvolvimento e mudança social: modelos e perspetivas teóricas
1.2 – Desenvolvimento, globalização e interdependência
2 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
2.1 – Conceito, princípios e dimensões do desenvolvimento sustentável
2.2 – O desenvolvimento sustentável em várias escalas: do global ao local
3 – DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA SOCIAL EM PORTUGAL
3.1 – Dinâmicas de desenvolvimento
3.2 – Evolução dos indicadores socioeconómicos nas cinco últimas décadas
3.3 – Recomposição da estrutura social
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 57.5%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 42.5%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amaro, R. (2003). Desenvolvimento: Um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria. Cadernos de Estudos Africanos, 4, 35-70.
Barreto, A. (Org.) (2000). A situação social em Portugal, 1960 – 1999. Lisboa: ICS.
Carvalho, N. (2007). O ambiente como problema social em Portugal. Lisboa: APA.
CMAD (W.C.E.D.) (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Meribérica / Liber.
Giddens, A. (2002). O mundo na era da globalização. Lisboa: Ed. Presença.
Giddens, A. (2002). As consequências da modernidade. Oeiras : Celta, 2002. 4ª ed., 2ª reimp.
Murteira, M. (1979). Desenvolvimento e subdesenvolvimento e o modelo Português. Lisboa: Ed. Presença.
Rostow, W. W. (1966). Etapas do desenvolvimento económico. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Santos, B. Sousa (Org.) (2001). Globalização: Fatalidade ou Utopia?. Porto: Afrontamento.
Soromenho-Marques, V. (2005). Metamorfoses. Lisboa: Publicações Europa-América.
Strange, T. & Bayley, A. (2008). Sustainable development: Linking economy, society, environment. Paris: OCDE.
Yearley, S. (1992). A causa verde. Uma sociologia das questões ecológicas. Oeiras: Celta.