Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
A avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 57,5% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 42,5%.
A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5 de 0 a 20.
A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para a plataforma web.
Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.
Resultados de Aprendizagem
1 Conhecer as tendências de evolução e envelhecimento da população a nível mundial
2 Conhecer a evolução e envelhecimento da população portuguesa nos últimos 50 anos e prospetivas do envelhecimento demográfico de Portugal no contexto europeu e mundial
3 Compreender as implicações do envelhecimento da população e do aumento da esperança média de vida
4 Conhecer as mudanças, ocorridas com a idade, nos papéis e na estrutura social e reconhecer que o processo de envelhecimento é o produto de circunstâncias estruturais, de definições culturais e de experiências pessoais
5 Conhecer as teorias sociológicas do envelhecimento e compreender o impacto, no processo de envelhecimento individual e social, das condições sociais micro e macro (económicas, estruturais, culturais)
6 Compreender o impacto das atitudes, mitos e estereótipos na integração/inclusão social e na qualidade de vida da população idosa
Programa
1 – QUESTÕES DEMOGRÁFICAS
1.1 – Conceitos, indicadores e variáveis da demografia
1.2 – Tendências da evolução da população mundial
1.3 – Envelhecimento demográfico na União Europeia: problemas e desafios
1.4 – Evolução e envelhecimento da população portuguesa nos últimos 50 anos
1.5 – Prospetiva do envelhecimento demográfico em Portugal
2 – ASPETOS SOCIOLÓGICOS E IMPLICAÇÕES DO ENVELHECIMENTO
2.1 – Teorias sociológicas do envelhecimento
2.2 – Representações sociais da velhice
2.3 – O envelhecimento em diversos contextos socioculturais
2.4 – Velhice e relações familiares: solidariedades e tensões
2.5 – Velhice, desigualdades sociais e desigualdades de género
2.6 – Envelhecimento e saúde: o papel da medicina; desigualdades sociais e saúde
2.7 – Envelhecimento ativo e qualidade de vida
2.8 – Emprego reforma e estado social
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - trabalho(s) individual(ais) e/ou em grupo - 42.5%
- - participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual - 57.5%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fernandes, A. (1997) Velhice e Sociedade. Oeiras: Celta
Fernandes, A. (2008), Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População, Lisboa: Colibri
Marques, S. (2011) Discriminação da Terceira Idade. Lisboa: FFMS
Nazareth J. (2009) Crescer e Envelhecer – Constrangimentos e oportunidades do envelhecimento demográfico. Lisboa: Presença
Osório, A & Pinto, F. (Org) (2007) As Pessoas Idosas. Lisboa: I. Piaget
Paúl, C. e Fonseca, A. (Coord) (2005) Envelhecer em Portugal. Lisboa: CLIMEPSI Ed
Rosa, M. & Cláudia, V. (2003) A População Portuguesa no Séc. XX, Lisboa: ICS
Rosa, M. (2012) O Envelhecimento da Sociedade Portuguesa, Lisboa, FFMS
Tura, L & Silva, A. (2012) Envelhecimento e representações sociais. R Janeiro: Quartet Ed
Vaz, E. (2008) A Velhice na Primeira Pessoa. Penafiel: Editorial Novembro
VIEGAS, S., et al (2007) A Identidade na Velhice. Porto: Âmbar