Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem adotadas combinam abordagens teóricas e práticas. Serão expostos no início de cada matéria teorias e conceitos necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno. Esta abordagem será complementada com a leitura e análise de textos e artigos científicos, bem como de casos reais no contexto de desenvolvimento da atividade turística. Sobre as diferentes matérias serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a sua autoformação nos diversos domínios que compreendem a análise integrada da gestão ambiental aplicada ao turismo. 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as razões da necessidade de atuação responsável face aos principais desafios que se colocam ao desenvolvimento da atividade turística, no âmbito do património natural e ecoturismo, atualmente e no futuro;

2. Identificar as principais diretrizes nacionais e internacionais centradas na promoção do turismo sustentável, ética e responsabilidade social empresarial;

3. Promover o uso racional de recursos através da integração de práticas de gestão responsável que reforcem a competitividade das empresas e dos destinos ecoturísticos;

4. Desenvolver capacidades de análise de impactos do turismo e dos meios e ferramentas disponiveis para os minimizar, em particular, no âmbito do património natural e ecoturismo.

Programa

1. Evolução do debate sobre desenvolvimento sustentável e turismo
1.1 Principais momentos do debate institucional para o desenvolvimento sustentável
1.2. Turismo e alterações climáticas
1.3 Princípios orientadores e diretrizes nacionais e internacionais
2. Ecoturismo e desenvolvimento sustentável
2.1 Conceitos
2.2. Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3. Desenvolvimento sustentável de empresas e destinos turísticos
3.1 Principais domínios de intervenção
3.2. Sistemas de certificação e rótulos ecológicos
3.3. Mecanismos de proteção do património natural
4. A responsabilidade social no turismo
4.1. Impactos económicos, ambientais e sociais do turismo
4.2 Código Mundial de Ética do Turismo
4.3. Responsabilidade Social Empresarial
4.3.1. Dimensões interna e externa da R.S.E
4.3.2. Casos de boas práticas de R.S.E: contributo para o bem-estar dos stakeholders

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Exercícios na aula - 10.0%
  • - Trabalho prático - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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