Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. No entanto, recorrer-se-á a exposições teóricas, bem como a visualização de vídeos e, se possível, de espectáculos ao vivo, com vista a promover o aprofundamento dos conteúdos.
As diferentes actividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo tendo como objectivo a aquisição gradual de conhecimentos e capacidades que permitam a sua intevenção no âmbito da sua futura atividade profissional.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua ou Exame.
Avaliação contínua (100%):
A) Atividades práticas (60%)
Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas.
B) Atividade teórico-prática (40%)
Elaboração de uma proposta de atividades teatrais para uma população específica.
Avaliação por Exame:100%
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer na teoria e na prática as características específicas da Linguagem Teatral.
2. Reconhecer e aplicar as potencialidades do Teatro na área de Educação e Lazer.
3. Identificar eventos, instituições e agentes culturais que possam desenvolver atividades teatrais com e para diferentes comunidades sociais.
Programa
1. Introdução à especificidade do espectáculo de teatro.
2. Teatro do Oprimido.
3. Análise do espetáculo de teatro.
4.O teatro realizado com grupos não profissionais: escolha e estudo do texto, improvisação e interpretação.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Elaboração de uma proposta de atividades teatrais OU análise de espetáculo em cena - 20.0%
- - Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
O’Brien, Nick e Sutton, Annie (2013). Theatre in Practice. A Student’s Handbook. London: Routledge.
Stanislavski, C. (2002). A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização
Boal, A. (1977). Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Boal, A. (1998). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 14ª Ed.
Haarbaue, M. (2000). Seasoned Theatre: A Guide To Creating And Maintaining. A Senior Adult Theatre. Portsmouth: Heinemann.
Spolin, V. (2001a). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.
Vasques, E. (2001). O que é teatro. Lisboa: Quimera.