Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica a esta UC.
Métodos de Ensino
Presencial: Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através exposição/debate e aplicação prática;
Autónoma: Desenvolvimento de um trabalho de grupo, a apresentar oralmente no final do semestre. Realização de exercícios individuais.
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer as principais técnicas de comunicação de marketing
– Identificar os princípios orientadores de um plano de comunicação
– Relacionar o uso das diferentes técnicas (mix da comunicação)
– Conhecer os princípios da criação na comunicação comercial (mix da criatividade)
– Conhecer os meios de comunicação e seus suportes
Programa
1.Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação
a)O mix da comunicação
i.Publicidade
1.A criação
2.O processo criativo
3.O mix da criatividade
4.A produção de campanhas
ii.Patrocínio/mecenato
iii.Promoção de vendas
iv.Marketing directo
v.Marketing online
vi.Comunicação multicanal integrada
b)Estrutura de uma estratégia de comunicação
2.Planeamento de meios
a)A escolha dos meios (TV, rádio, imprensa, cinema, publicidade exterior, internet)
b)O plano de meios e a escolha dos suportes
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito individual - 50.0%
- - Trabalho prático sobre caso a designar pelo docente - 50.0%
- - Componente individual - 50.0%
- - Teste / exercício final - 25.0%
- - Exercícios individuais - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Belch, G., & Belch, M. (2021). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective (12th ed.). McGraw Hill.
Castro, J. P. (2002). Comunicação de marketing. Edições Sílabo.
Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2010). Publicitor (7.ª ed.). Publicações D. Quixote.
Percy, L. (1996). Strategies for implementing integrated marketing communications. McGraw Hill.
Schimp, T. A. (2002). Propaganda e promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing (5.ª ed.). Bookman.
Schultz, D. E., Tannenbaum, S. I., & Lauterborn, R. F. (1996). The new marketing paradigm: integrated marketing communications. McGraw Hill.