Técnicas de Comunicação de Marketing

Métodos de Ensino

Presencial: Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através exposição/debate e aplicação prática;
Autónoma: Desenvolvimento de um trabalho de grupo, a apresentar oralmente no final do semestre. Realização de exercícios individuais.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as principais técnicas de comunicação de marketing
Identificar os princípios orientadores de um plano de comunicação
Relacionar o uso das diferentes técnicas (mix da comunicação)
Conhecer os princípios da criação na comunicação comercial (mix da criatividade)
Conhecer os meios de comunicação e seus suportes

Programa

1. Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação
a) O mix da comunicação
i. Publicidade
1. A criação
2. O processo criativo
3. O mix da criatividade
4. A produção de campanhas
ii. Patrocínio/mecenato
iii. Promoção de vendas
iv. Marketing directo
v. Marketing online
vi. Comunicação multicanal integrada
b) Estrutura de uma estratégia de comunicação

2. Planeamento de meios
a) A escolha dos meios (TV, rádio, imprensa, cinema, publicidade exterior, internet)
b) O plano de meios e a escolha dos suportes

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Exercícios individuais - 15.0%
  • - Trabalho grupo - 70.0%
  • - Teste individual - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Castro, J. P. (2002). Comunicação de marketing. Lisboa: Edições Sílabo.

Lendrevie, J.; Baynast, A.; Dionísio, P; & Rodrigues, J. V. (2010). Publicitor. 7ª edição. Publicações D. Quixote

Schimp, T. A. (2002). Propaganda e promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5ª Edição. Bookman.

Belch, G. (1998). Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective. McGraw Hill.

Percy, L. (1996). Strategies for implementing integrated marketing communications. McGraw Hill.

Schultz, D. E.; Tannenbaum, S. I.; & Lauterborn, R. F. (1996). The new marketing paradigm: integrated marketing communications. McGraw Hill.