Métodos de Ensino
Presencial: Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através exposição/debate e aplicação prática;
Autónoma: Desenvolvimento de um trabalho de grupo, a apresentar oralmente no final do semestre. Realização de exercícios individuais.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as principais técnicas de comunicação de marketing
Identificar os princípios orientadores de um plano de comunicação
Relacionar o uso das diferentes técnicas (mix da comunicação)
Conhecer os princípios da criação na comunicação comercial (mix da criatividade)
Conhecer os meios de comunicação e seus suportes
Programa
1. Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação
a) O mix da comunicação
i. Publicidade
1. A criação
2. O processo criativo
3. O mix da criatividade
4. A produção de campanhas
ii. Patrocínio/mecenato
iii. Promoção de vendas
iv. Marketing directo
v. Marketing online
vi. Comunicação multicanal integrada
b) Estrutura de uma estratégia de comunicação
2. Planeamento de meios
a) A escolha dos meios (TV, rádio, imprensa, cinema, publicidade exterior, internet)
b) O plano de meios e a escolha dos suportes
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Exercícios individuais - 15.0%
- - Trabalho grupo - 70.0%
- - Teste individual - 15.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Castro, J. P. (2002). Comunicação de marketing. Lisboa: Edições Sílabo.
Lendrevie, J.; Baynast, A.; Dionísio, P; & Rodrigues, J. V. (2010). Publicitor. 7ª edição. Publicações D. Quixote
Schimp, T. A. (2002). Propaganda e promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5ª Edição. Bookman.
Belch, G. (1998). Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective. McGraw Hill.
Percy, L. (1996). Strategies for implementing integrated marketing communications. McGraw Hill.
Schultz, D. E.; Tannenbaum, S. I.; & Lauterborn, R. F. (1996). The new marketing paradigm: integrated marketing communications. McGraw Hill.