Técnicas de Comunicação Oral e Escrita III

Língua Inglesa;

Ferramentas Office.

Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.

Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.

Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.

Geral:

Esta Unidade Curricular visa conferir aos estudantes os conhecimentos gerais associados à temática – métodos, técnicas e instrumentos, pelo desenvolvimento de competências necessárias e essenciais para o eficaz desempenho das funções num contexto dinâmico e exigente, em que os profissionais de Secretariado e Direção e Administração operam.

Específicos:

1. Profissional de Secretariado de Direção e Administração

1.1  Justificar a existência de um Código Deontológico;

1.2  Compreender a evolução do secretariado;

1.3  Reconhecer a necessidade da atualização permanente e da formação contínua;

1.4  Reconhecer a formação enquanto instrumento estratégico;

1.5  Executar as diferentes tarefas inerentes à profissão;

1.6  Reconhecer as principais qualidades de um Profissional de Secretariado de Direção e Administração;

1.7  Identificação das competências da profissão;

1.8  Reconhecer a importância do sigilo profissional;

2. Documentação da e na organização

2.1  Conhecer os diversos tipos de documentos;

2.2  Reconhecer a importância do documento como suporte de ideias, informação e comunicação;

2.3  Compreender o processo de receção, transmissão e registo de informação numa organização.

• Desenvolver a capacidade de procura, organização e gestão da informação;
  • Promover e ampliar a capacidade de falar em público tendo em conta a situação e o contexto (com preparação
  • e em improviso);
  • Planificar estratégias de transmissão da informação, quer em registo oral, quer em registo escrito;
  • Escrever, adequando a forma aos conteúdos transmitidos e aos respetivos recetores.

1. O secretariado no contexto atual

1.1. Código Deontológico da Secretária;

1.2. A função do profissional de secretariado num contexto em mudança;

1.3. Formação e promoção profissional.

2. O perfil do profissional de secretariado

2.1 As competências pessoais e técnicas;

2.2 As tarefas de rotina e as tarefas específicas.

3. Gestão documental

3.1. Correspondência Comercial: Carta comercial; Carta Circular, Circular e Ofício;

Correspondência Social: Carta de felicitações; Carta de condolências e Carta de agradecimento;

Correspondência Informal: Fax e E-mail;

Outras formas de comunicação organizacional: Memorando e Aviso.

3.2. O registo da informação;

3.3. Os diversos circuitos da informação e documentação;

3.4. O arquivo.

Principal:

Perrine, J. (2016). The organized admin: Leverage your unique organizing style to create systems, reduce overwhelm, and increase productivity. Julie Perrine International, LLC.

France, S. (2015). The definitive personal assistant & secretarial handbook: A best practice guide for all secretaries, PAs, office managers and executive assistants. Kogan Page Publishers.

Gomes, C. R. (2015). Secretariado e assessoria administrativa: Apoio à Alta Administração. Editora Viena.

Complementar:

BORGES, M. J. (2009). Secretariado uma visão prática. Lisboa: ETEP.

CASANOVA, S. & MIRANDA, S. (2015). Novas competências para o secretariado contemporâneo. Livro de Atas do CISA 2015.

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria e LEITÃO, Maria (2003). Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.

LOPES, Ana e Conceição Carapinha (2013). Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.

MARQUES DOS SANTOS, P. (2014). Secretariado – Visão Estratégica para a competitividade. (1ª ed.) Edições Esgotadas

MATEUS, Maria Helena Mira et. al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista).

MONTEIRO, Manuel (2015). Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.

MOREIRA, I. M. S. (2016). Correspondência Comercial. (3ª ed. atualiz.) Lisboa: ETEP

PINTO, Manuel de C. (2002). Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.

VIEIRA, Ana (2013). Técnicas Administrativas e Secretariado. (1.ª ed.) C. P. de Secretariado.

WILSON, James, Maria Teresa Salgado Lameiras e Raquel Maria Correia Cardoso (2004). Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.