Conhecimentos de Base Recomendados
Língua Inglesa;
Ferramentas Office.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática, a frequência assídua e a participação ativa e crítica do/as estudantes será fortemente solicitada durante as aulas.
Haverá momentos de natureza expositiva, da responsabilidade da docente, alternados com análise de textos e realização de exercícios práticos.
Serão analisadas situações reais de comunicação e expressão oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Geral:
Esta Unidade Curricular visa conferir aos estudantes os conhecimentos gerais associados à temática – métodos, técnicas e instrumentos, pelo desenvolvimento de competências necessárias e essenciais para o eficaz desempenho das funções num contexto dinâmico e exigente, em que os profissionais de Secretariado e Direção e Administração operam.
Específicos:
1. Profissional de Secretariado de Direção e Administração
1.1 Justificar a existência de um Código Deontológico;
1.2 Compreender a evolução do secretariado;
1.3 Reconhecer a necessidade da atualização permanente e da formação contínua;
1.4 Reconhecer a formação enquanto instrumento estratégico;
1.5 Executar as diferentes tarefas inerentes à profissão;
1.6 Reconhecer as principais qualidades de um Profissional de Secretariado de Direção e Administração;
1.7 Identificação das competências da profissão;
1.8 Reconhecer a importância do sigilo profissional;
2. Documentação da e na organização
2.1 Conhecer os diversos tipos de documentos;
2.2 Reconhecer a importância do documento como suporte de ideias, informação e comunicação;
2.3 Compreender o processo de receção, transmissão e registo de informação numa organização.
Competências
- Desenvolver a capacidade de procura, organização e gestão da informação;
- Promover e ampliar a capacidade de falar em público tendo em conta a situação e o contexto (com preparação
- e em improviso);
- Planificar estratégias de transmissão da informação, quer em registo oral, quer em registo escrito;
- Escrever, adequando a forma aos conteúdos transmitidos e aos respetivos recetores.
Programa
1. O secretariado no contexto atual
1.1. Código Deontológico da Secretária;
1.2. A função do profissional de secretariado num contexto em mudança;
1.3. Formação e promoção profissional.
2. O perfil do profissional de secretariado
2.1 As competências pessoais e técnicas;
2.2 As tarefas de rotina e as tarefas específicas.
3. Gestão documental
3.1. Correspondência Comercial: Carta comercial; Carta Circular, Circular e Ofício;
Correspondência Social: Carta de felicitações; Carta de condolências e Carta de agradecimento;
Correspondência Informal: Fax e E-mail;
Outras formas de comunicação organizacional: Memorando e Aviso.
3.2. O registo da informação;
3.3. Os diversos circuitos da informação e documentação;
3.4. O arquivo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Perrine, J. (2016). The organized admin: Leverage your unique organizing style to create systems, reduce overwhelm, and increase productivity. Julie Perrine International, LLC.
France, S. (2015). The definitive personal assistant & secretarial handbook: A best practice guide for all secretaries, PAs, office managers and executive assistants. Kogan Page Publishers.
Gomes, C. R. (2015). Secretariado e assessoria administrativa: Apoio à Alta Administração. Editora Viena.
Complementar:
BORGES, M. J. (2009). Secretariado uma visão prática. Lisboa: ETEP.
CASANOVA, S. & MIRANDA, S. (2015). Novas competências para o secretariado contemporâneo. Livro de Atas do CISA 2015.
ESTRELA, Edite, SOARES, Maria e LEITÃO, Maria (2003). Saber Escrever, Saber Falar. Lisboa: D. Quixote.
LOPES, Ana e Conceição Carapinha (2013). Texto, Coesão e Coerência. Coimbra: Almedina.
MARQUES DOS SANTOS, P. (2014). Secretariado – Visão Estratégica para a competitividade. (1ª ed.) Edições Esgotadas
MATEUS, Maria Helena Mira et. al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5ª ed. revista).
MONTEIRO, Manuel (2015). Dicionário de Erros Frequentes da Língua. SOREGRA.
MOREIRA, I. M. S. (2016). Correspondência Comercial. (3ª ed. atualiz.) Lisboa: ETEP
PINTO, Manuel de C. (2002). Novo prontuário Ortográfico (2ª ed. revista). Lisboa: Plátano Editora.
VIEIRA, Ana (2013). Técnicas Administrativas e Secretariado. (1.ª ed.) C. P. de Secretariado.
WILSON, James, Maria Teresa Salgado Lameiras e Raquel Maria Correia Cardoso (2004). Manual de Correspondência: Inglês-Português. Coimbra: Almedina.