Técnicas de Expressão e Negociação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos especializados prévios.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas (TP).

Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios em aula, individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo (com perguntas aos alunos durante a exposição) e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais atuais.

Sempre que possível, de acordo com as temáticas, serão efetuadas demonstrações em aula de situações reais através de Role Play.

Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.

Resultados de Aprendizagem

O propósito desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos respeitantes à comunicação e gestão construtiva dos conflitos, tendo em conta a realidade organizacional e a negociação a nível de estratégias, táticas e instrumentos de negociação.

São objetivos específicos:

– Identificar os diversos tipos de conflitos e a comunicação associada;
– Gerir conflitos de forma adequada, utilizando habilidades e técnicas de negociação de modo situacional, visando conduzir divergências e convergências de interesses, a bom termo;

– Procurar que os alunos adquiram competências e um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção visando desenvolver conhecimentos comunicacionais, interpessoais e de psicologia social, para um desempenho eficaz na negociação.

– Identificar e aplicar táticas e estratégias de negociação;
– Articular a negociação e o processo comunicacional de forma assertiva;
– Compreender o papel do líder na gestão de conflitos e negociação.

No final da Unidade curricular os alunos devem estar capazes de:

  • Aplicar as metodologias e técnicas eficazes na comunicação interpessoal;
  • Intervir em processos de gestão de conflitos e negociação, gerindo-os de forma eficaz em contexto organizacional, utilizando para o efeito as ferramentas estudadas.

Programa

1. A comunicação como técnica de expressão

   1.1. Importância, tipos e formas de comunicação

   1.2. Barreiras comunicacionais: internas e externas

2. O processo comunicacional

   2.1. Elementos e etapas do processo

   2.2. Estilos comunicacionais

3. Introdução à génese do conflito

   3.1. A visão tradicional e atual

   3.2. Consequências

4. Conceitos e abordagens sobre o processo do conflito

5. Tipos de conflito

6. O processo de conflito

   6.1. A escalada do conflito

7. Técnicas e táticas de resolução do conflito 

8. A natureza da negociação e o processo comunicacional

9. Negociação

   9.1. Conceito, perspetivas e âmbito

   9.2. Estratégia e planeamento

10. A mediação

   10.1. Características e eficácia

   10.2. O papel do mediador

11. Fases da negociação

12. Comunicação e o processo de negociação: assertividade e influência

13. O papel do líder na gestão de conflitos, como negociador

   13.1. Caraterísticas e benefícios

14. Ética e negociação

15. Desenvolvimento de modelos Práticos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. C. (2016). Negociação (5ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.

 

Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (In)competentes Relacionais (2ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.

 

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha R. C., & Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª Edição). Lisboa, Editora RH.

 

Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação (2ª Ed.). Porto, Edições Asa.

 

Cunha, P. (Org.) (2004). Mediação – Uma Forma de Resolução Construtiva de Conflitos. Edições Universidade Fernando Pessoa.

 

Cunha, P., & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos (2ª Ed.). Edições Universidade

Fernando Pessoa.

 

Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa, Escolar Editora.

 

Jesuino, J. C., (2003). A Negociação: Estratégias e Tácticas. Lisboa, Texto Editora

 

Lewicki,R., Saunders, D., & Barry, B. (2010). Negotiation (6ª Ed.). McGraw-Hill Irwin

 

Noronha, M., & Noronha, Z. (2002). Do Conflito à Gestão e à Decisão Negociada. Lisboa, Plátano.

 

Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática (4ª Ed.). Lisboa, Edições Sílabo.