Técnicas de Informação e Comunicação

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências de comunicação técnica, oral e escrita; saber escrever relatórios técnico-científicos, utilizar técnicas de pesquisa de informação/bibliografia, seu tratamento e sua utilização para a elaboração de relatórios; elaborar conclusões a partir da informação apresentada; saber adequar o discurso à situação de comunicação; saber utilizar as ferramentas de comunicação técnica na elaboração de conteúdos próprios a cada situação.

Programa

1. Princípios básicos de comunicação oral e escrita: utilização adequada da linguagem oral e de suportes audiovisuais para falar em público; fazer apresentações orais e escrever relatórios; 2.Tipos de texto e sua correta utilização: cartas formais, requerimentos, memorandos, entre outros. 3. Registo e tratamento da informação/bibliografia obtida através de material impresso e online; 4.Estrutura do relatório de natureza técnico-cientíífica: secções fundamentais e acessórias, quadros, tabelas e figuras e respetivas identificações, tipos de citações, normas de referência bibliográfica, elaboração de listas bibliográficas, elaboração de resumos e palavras-chave. 5. Escrita e mundo laboral: elaboração de C.V. – o modelo Europass, cartas de apresentação e de candidatura; conceito e tipos de entrevista de emprego.

Estágio(s)

NAO