Técnicas de Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais

Resultados de Aprendizagem

Identificação dos recursos naturais, rurais e patrimoniais com potencial interpretativo e sua potenciação como produto turístico e revalorização através da interpretação; conhecer e saber aplicar os meios, as técnicas e os instrumentos de interpretação à natureza, ao meio rural e ao património cultural; identificar infraestruturas de apoio à interpretação; planear e executar atividades de interpretação.

Programa

1.O conceito de interpretação: o sujeito, o objeto e os meios interpretativos; 2.Principais técnicas interpretativas: a comunicação pessoal (guias, palestras, workshops temáticos, brainstorming, mímica, etc.);informação escrita e sinalética; meios áudio e audiovisuais; multimédia e tecnologias interactivas;cenários e representações teatrais; maquetas e reproduções; exposições permanentes e temporárias para fins interpretativos; ateliers (estúdio de trabalho) e actividades didácticas;3.O visitante como destinatário da interpretação: tipologia e motivações;4.Interpretação, comunicação e educação informal;5.Infra-estruturas de apoio à interpretação: centros de acolhimento e centros interpretativos;6.Planificação de projetos simples de interpretação em espaços naturais, culturais ou recreativos: inventariação de recursos, definição de objectivos e público-alvo, recursos humanos, serviços de apoio, infra-estruturas, documentação, instrumentação, monitorização, financiamento e gestão.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carter, J (ed.) (1997). A Sense of Place – an interpretive planning handbook. Tourism and Environment Initiative, Inverness. Interpretação da Natureza e do Meio Rural (2006). Programa Leonardo Da Vinci, Projecto In Nature, Ed. ADRAT, Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (disponível em http://project-agronatur.com/pages/page16/pt_innature_parte2.pdf). Martín, M (coord.) (2010) Interpretación y Patrimonio Cultural. Boletín de interpretación AIP (9) Murta, SM; ALBANO, C (Org) (2002). Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: UFMG/Terra Brasilis. Sítio da “Asociación para la interpretación del Patrimonio”. Disponível em http://www.interpretaciondelpatrimonio.com/ Tilden, F (2006). La interpretación de nuestro patrimonio (tradução em castelhano de Interpreting our heritage), GEA/CICLOS (Librería de Ciclos).