Técnicas de Jornalismo Radiofónico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino direta aplicar-se-á nas sessões teórico-práticas, de exposição de conteúdos e análise de casos. Nas aulas práticas, será seguida a metodologia indireta, simulando-se uma redação radiofónica.
Avaliação Contínua:
Participação presencial: Os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.
Trabalhos de grupo: Produção de três programas informativos em aula (podcasts) (45% da nota, resultante da média aritmética dos trabalhos).
Trabalho individual: Execução, maioritariamente em aula, de um programa informativo (podcast) (55% da nota).
Avaliação por exame:
Prova escrita (40%)
Prova técnica (60%): programa informativo (podcast).
Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a designação final em pauta é NRC.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que, no final do semestre, os alunos apresentem sólidos conhecimentos no que respeita à produção de informação radiofónica, seja na realização dos diversos géneros jornalísticos, seja na produção de programas informativos para rádio. Os estudantes deverão ainda adquirir conceitos fundamentais da rádio na era digital. Os trabalhos informativos devem adequar-se a diferentes plataformas, nomeadamente multimédia, e os estudantes devem dominar todo o processo produtivo, desde a conceção até à publicação online, nomeadamente através de podcasts.

Programa

Rádio na Era Digital
Informativos radiofónicos
Géneros jornalísticos em programas informativos
Transmissão/receção em direto, em diferido e on demand (podcasting)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho individual - 55.0%
  • - Trabalhos de grupo - 45.0%
Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cebrián, M. (2008). La radio en Internet. La Crujía.
Gazi, A.; Starkey, G.; Jedrejewski, S. (2011). Radio Content in the Digital Age: The Evolution of a Sound Medium. Intellect.
Martínez-Costa, M.P.; Unzueta, J. R. D. (2005). Lenguaje, Géneros Y Programas de Radio: Introducción a la Narrativa Radiofónica. EUNSA.
Meneses, J. P. (2012). Estudos sobre a Rádio. Passado, Presente e Futuro. Mais Leituras.
Piñeiro-Otero, T.; & Ribeiro, F. (2015). Mobilidade da rádio na era digital: interatividade, participação e partilha de conteúdos nas emissoras ibéricas, in Comunicação e Sociedade, vol. 28, 2015, pp. 271 – 289. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2281
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Tenorio, I. (2012). La Nueva Radio: Manual Completo del Radiofonista 2.0. Marcombo.
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