Técnicas de Regadio e Drenagem

– Climatologia
– Solo e fertilidade
– Horticultura e Fruticultura

Para a concretização dos objectivos os previstos, o processo de ensino aprendizagem baseia-se:
– No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá- los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;
– Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de cálculo numérico, de pesquisa bibliográfica ou de tarefas de campo e na respetiva execução dos relatórios

1. Conhecer as bases da conceção e gestão da rega e da drenagem.
2. Conhecer a classificação e características das tecnologias de regadio e de drenagem.

1. Relações água-solo-planta-atmosfera
2. Necessidades hídricas das culturas
3. Classificação dos métodos de rega
4. Características das instalações de regadio
5. Gestão e manutenção de instalações de rega
6. Classificação dos métodos de drenagem
7. Características das instalações de drenagem
8. Gestão e manutenção de instalações de drenagem

Allen R.G., Pereira L.S., Raes D. & Smith M., 1998. Crop Evapotranspiration. Guidelines for Computing Crop Water Requirements. FAO Irrig. Drain. Pap. 56, FAO, Rome, 300p.

Merriam. J. L. e J. Keller. 1978. Farm irrigation system evaluation. A guide for management.  Utah State University. Logan.

Oliveira, I. 1994. Técnicas de regadio. Tomo I e II.  IDADR. Lisboa.

Pereira, L.S. 2004. Necessidades de Água e Métodos de Rega. Mem Martins: Publicações Europa-América, Lda.

Raposo, J. R. 1994. A Rega por Aspersão. 2ª ed. Lisboa: Clássica Editora.