Tecnologia dos Materiais de Construção

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede- se à resolução de exercícios em grupo e individualmente.
Os alunos devem realizar trabalhos e respectiva apresentação em sala de aula, de interpretação técnico- científica e pesquisa em grupo.

As aulas também são dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da evolução da realização dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Perceber claramente o papel dos materiais de construção na construção sustentável.

Desenvolver competências sobre os diversos materiais correntes de construção, transmitindo conhecimentos gerais relativos à sua estrutura, produção, comportamento e aplicações.

Compreender as características principais dos diversos materiais, identificando as vantagens e desvantagens de cada um em termos de sustentabilidade e de acordo com a aplicação prevista.

Programa

1. O papel dos materiais de construção na construção sustentável.

2. Ecologia dos materiais de construção. perfis ambientais e critérios de avaliação.

3. Características mássicas e volumétricas; Características mecânicas.

4. Pedras naturais e agregados; Materiais cerâmicos; Vidros; Metais (Produtos siderúrgicos, metais não ferrosos); Madeiras e derivados da madeira; Materiais ligantes (Cimentos normalizados, cal aérea e cal hidráulica, gesso); Adjuvantes; Adições.

5. Argamassas e betões.

6. Materiais sustentáveis.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste 2 - 35.0%
  • - Trabalho - 30.0%
  • - Teste 1 - 35.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 70.0%
  • - Trabalho - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos fornecidos pelo docente responsável.

Berge, B. (2009). The ecology of building materials (2.ª ed.). UK: Elsevier.

Torgal, F. P.,  Jalali, S. (2010). A sustentabilidade dos materiais de construção (2.ª ed.). Portugal: TecMinho.