Tecnologia Enzimática

Conhecimentos de Base Recomendados

Química e Bioquímica geral

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é realizada a exposição geral das matérias, sendo apresentados os conteúdos programáticos; exemplos de aplicação da matéria lecionada, sempre que adequado; temas para discussão durante a aula ou nas aulas seguintes através da utilização de projecção de diapositivos ou filmes “podcasts”.

Nas aulas práticas de laboratório serão apresentados os fundamentos dos trabalhos experimentais a realizar (no início da actividade experimental), discutidos e interpretados os resultados obtidos (durante e no final da actividade). Nestas aulas será proporcionado um espaço de apresentação e discussão dos temas e respectiva aplicação noutros contextos.

Os estudantes serão incentivados a procederem à leitura prévia da bibliografia recomendada e a uma análise crítica e fundamentada dos resultados obtidos, de acordo com as evidências científicas pesquisadas.

Poderão ser efectuadas visitas de estudo.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da lecionação da unidade curricular os estudantes deverão:

Identificar os príncipios teóricos e práticos relacionados com a Tecnologia Enzimática.

Aplicar os conhecimentos e utiliza os recursos laboratoriais, para solucionar problemas e realizar tarefas, através do pensamento lógico, intuitivo e criativo, destreza manual com recurso a materiais, ferramentas e métodos.

Demonstrar capacidade na utilização do conhecimento, aptidões ecapacidades pessoais, em contexto de estudo em grupo, para efeitos de desenvolvimento profissional e pessoal.

Programa

A. Componente Teórica

Fundamentos da Tecnologia Enzimática: Classificação e nomenclatura das enzimas;  Cinética das reacções enzimáticas e fatores que influenciam a actividade enzimática;  Mecanismos de acção enzimática; Imobilização de enzimas

Aplicações Industriais de Enzimas: Aplicações das Enzimas nas Indústrias não Alimentares; Aplicações das enzimas nas Indústrias Alimentares

Regulamentação das enzimas e Garantia da Qualidade

B. Componente Prática

Utilização de enzimas em trabalhos práticos laboratoriais. Determinação da actividade enzimática e das constantes cinéticas de reações catalizadas por enzimas. Avaliação das condições ótimas para favorecer a atividade enzimática e identificar experimentalmente os mecanismos de inibição enzimática.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste Teórico - 60.0%
  • - Teste Prático - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CABRAL, J.M.S., AIRES-BARROS, M.R., Engenharia Enzimática, Ed. Lidel. 2007. ISBN: 972-757-272-3

LIMA, N., MOTA, M., Biotecnologia, Ed. Lidel. 2003. ISBN: 972-757-197-2

UCHHOLZ, K.,BORNSCHEUER, U.,KASCHE, V. Biocatalysts and Enzyme Technology. UK: Wiley-VCH Verlag GmbH, 2012. 626 p.