Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, fazendo-se, ainda assim, uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra de carácter essencialmente prático.
A avaliação desta unidade curricular, na modalidade de avaliação contínua, poderá ser efetuada pelo modalidade A: uma frequência e a três trabalhos práticos, com mínimos em cada um dos elementos – uma classificação superior ou igual a 35%. A frequência tem um peso de 40% na nota da unidade curricular. Os restantes 60% são atribuídos aos trabalhos práticos, com cada um a valer 20%; modalidade B:
PC1: Recolha de dados e seu tratamento, google forms e folhas de cálculo. Incluir relatório de enquadramento: planificação, desenho do formulário, recolha de dados, tratamento-processamento com funções BDados do MS Excel, informação produzida (textual, numérica, gráficos, etc). 33,%
– planificação, desenho do formulário, recolha de dados–35%; tratamento-processamento com funções BDados do MS Excel–35%; informação produzida (textual, numérica, gráficos, etc)–15%; defesa-15%
TPC2: continuação do 1º trabalho, de forma apresentar a informação obtidas (resultados) num site (web), como canal de comunicação (interna ou externa) de uma organização. 33,%
– WBS – Work Breakdown Structure–15%; sites Google com imagens, menus e links para navegação-65%; publicação-5%; defesa-15%
TPC3: relatório final, que enquadre os tpc 1 e 2, segundo um formato para impressão em papel e distribuído em PDF. 33,%
– paginação A4, índice, conclusões e bibliografia–55%; numeração de páginas–25%; em PDF–5%; defesa-15
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ter adquirido conhecimento do processamento digital, devendo ser capaz de:
* conhecer os fundamentos base de suporte a um sistema de informação, os dados e o seu processamento;
* conhecer e identificar os componentes base de um sistema informático (tanto hardware como software) e características mais comuns de uma rede informática;
* utilizar o computador de forma autónoma, solucionando os problemas mais comuns decorrentes da sua utilização;
* usar eficientemente os serviços disponibilizados na Internet, especificamente o e-mail, a world wide web e serviços de computação e armazenamento online;
* dominar as ferramentas de produtividade mais comuns, englobando: processamento de texto; utilização de folhas de cálculo; criação de apresentações;
* criação de conteúdos web com ferramentas que não necessitam de conhecimentos de linguagens de programação.
Programa
A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
* sistemas de informação: conhecimentos base de informação e tecnologias da informação;
* sistemas Informáticos: conhecimentos base de hardware e software; sistemas operativos na óptica do utilizador; aplicações informáticas; introdução às redes de comunicação na óptica do utilizador; serviços da Internet: WWW, e-mail, armazenamento online, etc.
* processamento de texto: formatação de documentos (tipo de letra, imagens, rodapé, estilos, etc.); paginação, índices automáticos; referências cruzadas; etc.
* folhas de cálculo: livros e folhas; fórmulas; gráficos, formatação condicionada; funções de bases de dados, etc.
* apresentações: formatação de conteúdos (tipo de letra, imagens, sons, vídeos, etc.); animações personalizadas; transições; modelos globais; etc;
* Google Forms, Sites Google, etc.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALMEIDA, Luís Miguel Alçada Tomás de. Computadores e tecnologias da informação: uma introdução ao mundo digital. Coimbra: IDTec. 2003
AMARAL, Luís, VARAJÃO, João. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA – Editora de Informática
JESUS, Carla. Exercícios de Word 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática
MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de Excel 2010. FCA – Editora de Informática
MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de PowerPoint 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática