Conhecimentos de Base Recomendados
Equipamentos e Tecnologias em Fisioterapia
Métodos de Ensino
Exposição para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;
Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;
Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.
Colaboração de empresas e profissionais da área das TA para apresentação, demonstração e manuseio dos equipamentos.
Oficina para elaboração de produtos low-cost e/ou adaptações simples de produtos.
Resultados de Aprendizagem
Após completar a unidade curricular, o aluno deverá saber, compreender e ser capaz de:
Relacionar as tecnologias de apoio com a funcionalidade humana;
Reconhecer políticas de atribuição e financiamento de tecnologias de apoio;
Interpretar o ciclo de adoção de uma tecnologia de apoio;
Identificar e selecionar criteriosamente os instrumentos de medição de resultados em tecnologias de apoio;
Analisar e adequar estratégias de intervenção de acordo com os resultados da medição de acordo com o tipo de dimensões consideradas;
Analisar criticamente os modelos e as estratégias práticas nos diversos contextos das tecnologias de apoio;
Avaliar e aplicar a evidência da prática no contexto das tecnologias de apoio.
Obtêm-se, assim, aptidões e competências afetivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude; cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento; e psicomotoras: capacidades prático-instrumentais (desempenho manual).
Programa
Tecnologias de apoio (TA): introdução
Definição e diferenciação de TA de outras tecnologias
Tipos de TA e classificação ISO (3h)
Políticas de Atribuição e Financiamento de Tecnologias de Apoio em Portugal
Níveis de prescrição e financiamento. (3h)
O processo em TA e relação com o processo da Fisioterapia (3h)
Evidência científica e recomendações em TA (3h)
Aplicação de sistemas de verticalização. Vantagens e resultados esperados (3h)
A equipa em tecnologias de apoio (profissionais, família, pessoas significativas, cuidadores informais, utilizador)
Abordagem centrada no utilizador
Papel do fisioterapeuta como pivot no processo de atribuição de PA (6h)
Avaliação e prescrição centrada na pessoa e não na TA
Modelo Assistive Technology Assessment Process (ATA)/Matching Person and Technology (6h)
Instrumentos de medida específicos em TA.
Treino na aplicação e interpretação de medidas usadas (3h)
Planeamento em TA
Importância do planeamento em equipa, do envolvimento do utilizador, dos fatores pessoais e contextuais, dos inputs das pessoas significativas (3h)
Operacionalização e Implementação de TA
Procedimentos necessários ao pedido financiamento nos diferentes contextos
Análise Ficha Prescrição para PA
Follow-up e suporte à utilização
Avaliação em contexto
Produtos personalizados (6h)
Análise de casos práticos: CR de posicionamento, exemplos em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, projeto impressão 3D (6h)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
Bernardino, Daniel B. (2011). Emerging Technology Issues for People with Disabilities. New York: Nova Science Publishers.
Federici, Stefano and Marcia J. Scherer. (2012). Assistive Technology Assessment Handbook. Boca Raton, FL: CFC Press, 484p. ISBN-13: 9780763761721
Mitchell Batavia (2010). Wheelchair Evaluation: A Clinician’s Guide, Second Edition
Sadao, Kathleen Curry and Nancy B. Robinson. (2010). Assistive Technology for Young Children: Creating Inclusive Learning Environments. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company, 288p.
Bibliografia Secundária:
Demmers, L., Monette, M., Descent, M., Jutai, J. & Wolfson, C. (2002). The Psychosocial Impact of Assistive Devices Scale (PIADS): Translation and Preliminary psychometric Evaluation of a French Version. Quality of Life Research, 11, 583-592.
Dave L. Edyburn (2015). Efficacy of Assistive Technology Interventions 10.1108/S2056-769320150000001013
RESNA POSITION ON THE APPLICATION OF WHEELCHAIR STANDING DEVICES: 2013 CURRENT STATE OF THE LITERATURE
Rehabilitation Engineering and Assistive Technology.