Tecnologias de Apoio

Conhecimentos de Base Recomendados

Equipamentos e Tecnologias em Fisioterapia

Métodos de Ensino

Exposição para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;

Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;

Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.

Colaboração de empresas e profissionais da área das TA para apresentação, demonstração e manuseio dos equipamentos.

Oficina para elaboração de produtos low-cost e/ou adaptações simples de produtos.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o aluno deverá saber, compreender e ser capaz de:

Relacionar as tecnologias de apoio com a funcionalidade humana;

Reconhecer políticas de atribuição e financiamento de tecnologias de apoio;

Interpretar o ciclo de adoção de uma tecnologia de apoio;

Identificar e selecionar criteriosamente os instrumentos de medição de resultados em tecnologias de apoio;

Analisar e adequar estratégias de intervenção de acordo com os resultados da medição de acordo com o tipo de dimensões consideradas;

Analisar criticamente os modelos e as estratégias práticas nos diversos contextos das tecnologias de apoio;

Avaliar e aplicar a evidência da prática no contexto das tecnologias de apoio.

 

Obtêm-se, assim, aptidões e competências afetivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude; cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento; e psicomotoras: capacidades prático-instrumentais (desempenho manual).

 

 

Programa

Tecnologias de apoio (TA): introdução

Definição e diferenciação de TA de outras tecnologias

Tipos de TA e classificação ISO (3h)

 

Políticas de Atribuição e Financiamento de Tecnologias de Apoio em Portugal

Níveis de prescrição e financiamento. (3h)

 

O processo em TA e relação com o processo da Fisioterapia (3h)

 

Evidência científica e recomendações em TA (3h)

Aplicação de sistemas de verticalização. Vantagens e resultados esperados (3h)

 

A equipa em tecnologias de apoio (profissionais, família, pessoas significativas, cuidadores informais, utilizador)

Abordagem centrada no utilizador

Papel do fisioterapeuta como pivot no processo de atribuição de PA (6h)

 

Avaliação e prescrição centrada na pessoa e não na TA

Modelo Assistive Technology Assessment Process (ATA)/Matching Person and Technology (6h)

 

Instrumentos de medida específicos em TA.

Treino na aplicação e interpretação de medidas usadas (3h)

 

Planeamento em TA

Importância do planeamento em equipa, do envolvimento do utilizador, dos fatores pessoais e contextuais, dos inputs das pessoas significativas (3h)

 

Operacionalização e Implementação de TA

Procedimentos necessários ao pedido financiamento nos diferentes contextos

Análise Ficha Prescrição para PA

Follow-up e suporte à utilização

Avaliação em contexto

Produtos personalizados (6h)

 

Análise de casos práticos: CR de posicionamento, exemplos em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, projeto impressão 3D (6h)

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Bernardino, Daniel B. (2011). Emerging Technology Issues for People with Disabilities. New York: Nova Science Publishers.

Federici, Stefano and Marcia J. Scherer. (2012). Assistive Technology Assessment Handbook. Boca Raton, FL: CFC Press, 484p. ISBN-13: 9780763761721

Mitchell Batavia (2010). Wheelchair Evaluation: A Clinician’s Guide, Second Edition

Sadao, Kathleen Curry and Nancy B. Robinson. (2010). Assistive Technology for Young Children: Creating Inclusive Learning Environments. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company, 288p.

 

Bibliografia Secundária:

Demmers, L., Monette, M., Descent, M., Jutai, J. & Wolfson, C. (2002). The Psychosocial Impact of Assistive Devices Scale (PIADS): Translation and Preliminary psychometric Evaluation of a French Version. Quality of Life Research, 11, 583-592.

Dave L. Edyburn (2015). Efficacy of Assistive Technology Interventions 10.1108/S2056-769320150000001013

RESNA POSITION ON THE APPLICATION OF WHEELCHAIR STANDING DEVICES: 2013 CURRENT STATE OF THE LITERATURE
Rehabilitation Engineering and Assistive Technology.