Tecnologias de Conservação do Solo e Gestão da Água

Conhecimentos gerais em ciências agrárias ou do ambiente

As metodologias de ensino incluem a apresentação dos aspectos teóricos estruturantes das temáticas em estudo, com abordagens ao nível específico de cada processo, focando os aspectos descritivos e quantitativos, e abordagens sistémicas ao nível regional ou de bacia hidrográfica, para discutir aspetos de inter-relação e dependência, para os problemas de conservação do solo, da produção e uso da energia ou da captação de água e rejeição de efluentes. Serão focalizados casos de estudo em palestras e realizadas visitas ao campo para percepcionar aspectos práticos, dentro das possibilidades na proximidade da Escola. A avaliação de conhecimentos é realizada um teste escrito individual.

Os objectivos gerais desta unidade curricular são identificar e analisar as tecnologias adaptadas à realidade dos pequenos produtores familiares dos países em desenvolvimento no âmbito da utilização dos recursos naturais, nomeadamente da água, do solo e da energia.

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências:

1) Compreende o conceito de tecnologia adaptada.

2) Identifica a necessidade de tecnologias relacionadas com a utilização de recursos naturais, no contexto local dos sistemas agrícolas e agro-florestais.

3) Analisa criticamente a adaptabilidade das tecnologias propostas para os pequenos agricultores familiares dos países em desenvolvimento no que se refere ao solo, água e energia.

4) Identifica os principais impactes ambientais e económicos resultantes da aplicação das tecnologias adaptadas.

Os conteúdos desta unidade curricular são os seguintes:
1) A problemática da água em regiões áridas e semi-áridas, em países em desenvolvimento. Características físicas e processos que conduzem à escassez de água e a problemas sanitários relacionados com a água.
2) Uso múltiplo da água. Origens de água não convencionais. Tecnologias para melhorar o uso e disponibilidade da água, adaptáveis às condições socio-económicas de países em desenvolvimento.
3) Tecnologias de conservação do solo em zonas rurais. Tecnologias de controlo da erosão e de melhoria da drenagem.
4) Tecnologias de utilização eficiente e económica de energia pelas comunidades rurais. Utilização de diferentes fontes de energia.

• - Testes escrito individual - 100.0%
  • - teste escrito, individual - 100.0%
  • - teste escrito individual - 100.0%
  • - teste escrito individual - 100.0%

FRAENKEL, P.L. – Water lifting devices. FAO Irrigation and Drainage Paper 43, Rome, 1986.
FREITAS V.H. – Soil management and conservation for small farms. FAO Soils Bulletins 77, 2000.
MISGANAW, G.S. – Determinants of adoption of soil and water conservation practices: Farmers’ attitude on soil erosion and SWC technologies, Determinants and extent of adoption … soil and water conservation technologies, Verlag Dr. Müller, 2010.
NEWSON M.D. – Land, Water and Development: Sustainable and Adaptive Management of Rivers, Routledge, 2008.
PEREIRA, L. S., I. CORDERY, I. IACOVIDES – Coping with Water Scarcity, Addressing and Challenges, Ed. Springer, 2009.
TANJI, K. K., N. C. KIELEN – Agricultural drainage water management in arid and semi-arid areas. FAO Irrigation and Drainage Paper 61, Rome, 2002.

USGDE – Small Wind Electric Systems – Consumers Guide with Practical Information for Homeowners, Farmer, Ranchers, Small Businesses, U.S. Govern. and Dep. of Energy, 2010.