Tecnologias de Imagem Médica e Radioterapia

Não se aplica.

Através dos conteúdos expressos o aluno passará obter conhecimentos sobre sistemas de informação, redes, segurança e telemedicina que permitirão a obtenção de aptidões e competências na interação com os diversos sistemas de informação que rodeiam este profissional de forma autónoma e segura salvaguardando o doente.

As aulas teórico-práticas serão expositivas com interação dos alunos e permitirão consolidar os conhecimentos a aplicar na prática. Na aulas práticas serão utilizadas workstations de manipulação e visualização de imagens, visualizadores DICOM e aplicações de processamento de imagem.

As aulas teórico-práticas e práticas abordarão componentes de radiologia, radioterapia e medicina nuclear de acordo com a distribuição de horas afetas a cada modalidade.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:

•Fluxo de doentes e dados numa instituição de saúde

•Tecnologias e sistemas de informação clínicos

•Definir a imagem digital, sua representação e manipulação

•Tecnologias de processamento de imagem médica (pré e pós aquisição) e Imagem multimodal

O aluno deve adquirir aptidões para:

•Reconhecer dados e interfaces e interações em sistemas de informação em saúde

•Manipular a imagem compreendendo as funções disponíveis nas consolas de trabalho de modo eficiente

•Compreender as técnicas de processamento de imagem aplicada.

O aluno deve adquirir competências de:

•Avaliar e acompanhar os procedimentos de um sistema informático considerando as normas e segurança.

•Realizar operações de processamento de imagem com ao aumento da informação, com aplicação na prática clínica ou na investigação.

•Realizar e compreender o processo de fusão de imagens de várias modalidades.

Sistemas de informação e tecnologias, conceito de informação e de sistemas de informação.

Sistemas de informação em saúde e sistemas de informação aplicados à Imagem Médica

Norma DICOM e linguagem HL7.

Conceitos de e-saúde. A telemedicina e suas aplicações informáticas em saúde.

Definição de imagem digital: aquisição, quantificação, resolução espacial, de contraste e representação matemática

Operações básicas no domínio espacial e no domínio da frequência

Formatos de imagem e tipos de compressão e a sua implicação

Ferramentas de processamento de imagem: detecção de arestas, segmentação, interpolação e detecção de padrões.

Processamento de imagem em ecografia, angiografia, Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética e exames de Medicina Nuclear e Radioterapia. Aplicações e manipulações de imagem multimodal.

Normas e recomendações aprovadas pela FDA.

Conceitos e pressupostos associados à fusão de imagens multimodais e ferramentas para fusão de imagens com aplicação clínica.

Primária:

Pressman, R. S. (2010). Software engineering: a practitioner’s approach (7th ed.). New York: McGraw-Hill Higher Education.

Pereira, A., Giest, S., Dumortier, J., & Artmann, J. (2010). eHealth strategies, country brief: Portugal. DICOM. (2012). DICOM Strategic Document.

ACSS. (2011). Classificação internacional de cuidados de saúde primários: Administração Central do Sistema de Saúde.

GONZALEZ, Rafael C.; WOODS, Richard E. – Digital Imaging and Processing, 3ª Edição, New Jersey: Prentice Hall, 2008 ISBN 0-201-18075-8

Secundária:

LIMA, João José Pedroso – Técnicas de diagnóstico com raios X, Aspectos Físicos e Biofísicos. Coimbra: Imprensa
da Universidade, 2005 ISBN 972.8704-58-5

Gee, J.C., Joshi, S., Pohl, K.M., Wells, W.M., Zöllei, L. (Eds.) Information Processing in Medical Imaging 23rd
International Conference, IPMI 2013, Asilomar, CA, USA, June – ISBN 978-3-642-38867-5