Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia de ensino de caráter teórico-prático na qual se privilegie a intervenção dos estudantes e a reflexão crítica sobre os temas e problemas sociais. Assim, promove-se a realização de trabalhos, preferencialmente em grupo, que permitam aos estudantes desenvolver o conhecimento sobre alguns problemas sociais atuais e promovam a sua discussão.
Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) preferencialmente em grupo com a ponderação de 50% da nota final.
Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.
Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta UC que as/os estudantes sejam capazes de:
Compreender a construção social dos problemas, conhecer as principais perspetivas de estudo científico dos problemas sociais;
Perceber o carácter multidimensional dos fenómenos sociais;
Reconhecer a necessidade de respeito pela diversidade cultural percebendo a relatividade dos temas sociais e suas especificidades espácio-temporais;
Compreender o papel do Estado e da Sociedade civil face aos principais problemas sociais, contextualizando-os ao nível global e nacional
Relacionar a evolução histórica da sociedade ocidental com a dinâmica dos temas sociais e as respostas a essas questões sociais;
Pesquisar a informação disponível para a análise de temas e problemas sociais, a partir de diversas fontes de informação e recolher dados primários junto de diferentes atores socais sobre o tema/problema social em estudo;
Apresentar o resultado da investigação sobre o tema/problema social analisado, debatendo os pontos de vista de diferentes interlocutores e as possibilidades de resolução do mesmo.
Programa
1 – PROBLEMAS SOCIAIS
1.1 Conceitos: problema social e problema sociológico
1.2 Construção social dos problemas
1.3 Perspetivas teóricas: positivismo, funcionalismo, relativismo e construtivismo
2- A ABORDAGEM AOS PROBLEMAS SOCIAIS
2.1 Contextualização histórica: da sociedade moderna à atualidade
2.2 Papel do Estado: emergência do Estado-Providência
2.3 Papel da Sociedade civil: emergência de novos actores
3 – TEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
3.1 Análise da realidade social
3.2 Globalização, risco social e incerteza
3.3 Temas da sociedade portuguesa contemporânea
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Areosa, J. (2010) O risco nas ciências sociais: uma visão crítica ao paradigma dominante. Revista Angolana de Sociologia 5 e 6 Junho/Dezembro 2010
Barata, O. S. (1990). Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Bertrand
Cardoso, J., Magalhães P., & Pais, J. M. (2013). Portugal Social de A a Z. Temas em Aberto. Lisboa: ICS/Expresso
Carmo, H. (2001). Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta
Carvalho, N. (2007) O Ambiente como Problema Social em Portugal. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente.
Figueiredo, E. et al. (2004) Conviver com o Risco. A importância da incorporação da percepção social nos mecanismos de gestão do risco de cheia no concelho de Águeda. Aveiro: Universidade de Aveiro
Giddens, A. (2000) O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença
Giddens, A. (2002) As consequências da modernidade. Oeiras: Celta
Giddens, A. (2013) Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Mozzicafredo, J. (1997) Estado-providência e cidadania em Portugal. Oeiras: Celta