Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Estudo do Movimento Humano.
Métodos de Ensino
Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição, demonstração/exemplificação, prática simulada entre estudantes, e resolução de problemas.
Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do estudante incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global;
b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao ciclo de intervenção em fisioterapia / processo da fisioterapia;
c) Capacidade de resolução de problemas no âmbito das áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;
d) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) Competências de aprendizagem, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Programa
Exercício terapêutico
– Fundamentos do exercício terapêutico (2TP)
– Metodologia do treino de flexibilidade e de alongamento (6TP)
– Metodologia do treino de força muscular (força máxima, força rápida e força de resistência) (4TP)
– Metodologia do treino propriocetivo (sensação de posição articular, sensação de movimento articular, sensação de tensão, equilíbrio e coordenação) (6TP)
– Metodologia do treino de desaceleração (2TP)
– Metodologia do treino pliométrico (4TP)
– Metodologia do treino de agilidade (2TP)
Reeducação postural global (RPG)
– Bases do método de RPG (3TP)
– RPG / reeducação clássica (1TP)
– Reflexos antálgicos (1TP)
– Abordagem terapêutica (2TP)
– Regras de RPG (1TP)
– Posturas (12TP)
– A escolha da postura (4TP)
– Lesões articulares e RPG (1TP)
– Auto-posturas (1TP)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
Houglum, P.A. (2010). Therapeutic Exercise for Musculoskeletal Injuries (3ed). Champaign: Human Kinetics.
Kisner, C. & Colby, L.A. (2016). Exercícios Terapêuticos – Fundamentos e Técnicas (6ed). São Paulo: Manole.
Souchard, P. E. (1986). Reeducação Postural Global: Método do Campo Fechado. 2ª ed. São Paulo: Editora Ícone.
Souchard, P. E. (1982). Le Diaphragme. Saint-Mont: Editions Le Pousoë.
Souchard, P. E. (1987). La Respiration. Saint-Mont: Editions Le Pousoë.
Souchard, P. E. & Ollier, M. (2001). As Escolioses – Seu Tratamento Fisioterapêutico e Ortopédico. São Paulo: É Realizações.
Souchard P. (2012). RPG-Reeducação Postural Global: O Método. Rio de Janeiro: Elsevier.
Bibliografia complementar:
Adler, S.S. et al. (2014). PNF in Practice, An Illustrated Guide (4ed). Berlin: Springer.
Alter, M. (1996). Science of Flexibility (2ed). Champaign: Human Kinetics.
Chu, D. (1998). Jumping into Plyometrics (2ed). Champaign: Human Kinetics.
Lephart, S. (2000). Proprioception and Neuromuscular Control in Joint Stability. Champaign: Human Kinetics.
Ratamess, N. (2012). ACSM’s Foundations of Strength Training and Conditioning. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.