Terapia pelo Movimento I

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Estudo do Movimento Humano.

Métodos de Ensino

Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição, demonstração/exemplificação, prática simulada entre estudantes, e resolução de problemas.

Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do estudante incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global;

b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao ciclo de intervenção em fisioterapia / processo da fisioterapia;

c) Capacidade de resolução de problemas no âmbito das áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;

d) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;

e) Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;

f) Competências de aprendizagem, particularmente nas áreas do exercício terapêutico e da reeducação postural global, que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Programa

Exercício terapêutico

– Fundamentos do exercício terapêutico (2TP)

– Metodologia do treino de flexibilidade e de alongamento (6TP)

– Metodologia do treino de força muscular (força máxima, força rápida e força de resistência) (4TP)

– Metodologia do treino propriocetivo (sensação de posição articular, sensação de movimento articular, sensação de tensão, equilíbrio e coordenação) (6TP)

– Metodologia do treino de desaceleração (2TP)

– Metodologia do treino pliométrico (4TP)

– Metodologia do treino de agilidade (2TP)

 

Reeducação postural global (RPG)

– Bases do método de RPG (3TP)

– RPG / reeducação clássica (1TP)

– Reflexos antálgicos (1TP)

– Abordagem terapêutica (2TP)

– Regras de RPG (1TP)

– Posturas (12TP)

– A escolha da postura (4TP)

– Lesões articulares e RPG (1TP)

– Auto-posturas (1TP)

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

Houglum, P.A. (2010). Therapeutic Exercise for Musculoskeletal Injuries (3ed). Champaign: Human Kinetics.

Kisner, C. & Colby, L.A. (2016). Exercícios Terapêuticos – Fundamentos e Técnicas (6ed). São Paulo: Manole.

Souchard, P. E. (1986). Reeducação Postural Global: Método do Campo Fechado. 2ª ed. São Paulo: Editora Ícone.

Souchard, P. E. (1982). Le Diaphragme. Saint-Mont: Editions Le Pousoë.

Souchard, P. E. (1987). La Respiration. Saint-Mont: Editions Le Pousoë.

Souchard, P. E. & Ollier, M. (2001). As Escolioses – Seu Tratamento Fisioterapêutico e Ortopédico. São Paulo: É Realizações.

Souchard P. (2012). RPG-Reeducação Postural Global: O Método. Rio de Janeiro: Elsevier.

 

Bibliografia complementar:

Adler, S.S. et al. (2014). PNF in Practice, An Illustrated Guide (4ed). Berlin: Springer.

Alter, M. (1996). Science of Flexibility (2ed). Champaign: Human Kinetics.

Chu, D. (1998). Jumping into Plyometrics (2ed). Champaign: Human Kinetics.

Lephart, S. (2000). Proprioception and Neuromuscular Control in Joint Stability. Champaign: Human Kinetics.

Ratamess, N. (2012). ACSM’s Foundations of Strength Training and Conditioning. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.