Terapia pelo Movimento II

Conhecimentos de anatomia, fisiologia, biofísica, equipamentos e tecnologia em fisioterapia, estudos do movimento humano, neurociência e fisiopatologia.

Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição; demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre alunos; e resolução de problemas.
Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do aluno incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

– Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas da facilitação neuromuscular propriocetiva, e do conceito de Bobath;
– Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, na intervenção terapêutica pelo movimento;
– Ter capacidade para planificar, organizar e realizar intervenções terapêuticas pelo movimento, nas áreas da facilitação neuromuscular propriocetiva, e do conceito de Bobath;
– Ter capacidade para executar corretamente os procedimentos básicos e as técnicas específicas de intervenção terapêutica pelo movimento, nas áreas da facilitação neuromuscular propriocetiva,  e do conceito de Bobath (em adultos e população pediatrica) ;
– Desenvolver competências para comunicar informação, ideias, problemas e soluções decorrentes da intervenção terapêutica pelo movimento, nas áreas da facilitação neuromuscular propriocetiva,  e do conceito de Bobath;
– Desenvolver competências de aprendizagem nas áreas da facilitação neuromuscular propriocetiva,  e do conceito de Bobath.

Identificar os componentes de movimento típicos dos diferentes conjuntos posturais e sequências de movimento básicas;

Desenvolver as competências de avaliação-intervenção em fisioterapia em indivíduos adultos com alterações neurológicas tendo por base a neurofisiologia e os componentes do movimento;

Fundamentar a importância do conhecimento da neurofisiologia e do movimento humano típico na intervenção do fisioterapeuta em indivíduos com alterações neurológicas

Reconhecer o papel da informação aferente somatossensorial, visual e vestibular no controlo motor;

Fundamentar a inter-relação entre o controlo postural e o movimento

Aplicar a neurofisiologia do controlo motor à intervenção do fisioterapeuta

1. Facilitação neuromuscular propriocetiva (PNF)-(20h)
– Introdução à facilitação neuromuscular propriocetiva;
– Princípios e procedimentos;
– Técnicas específicas;
– Tratamento do doente;
– Padrões de facilitação unilaterais;
– Padrões de facilitação bilaterais.

2.Conceito de Bobath adultos (20h)

– Introdução ao conceito de Bobath Adultos contemporâneo;

– Componentes de movimento típicos dos conjuntos posturais (sentado e de pé), transições posturais (sentado para de pé, de pé para sentado, sentado para decúbito dorsal, decúbito dorsal para sentado) e sequências de movimento básicas, como a marcha, alcance e manipulação de objetos.

– Aplicação dos princípios da facilitação sensoriomotora adequada a diferentes sequências de movimento.

– Desenvolvimento do raciocínio clínico tendo por base a análise do movimento e a especificidade das diferentes condições neurológicas.

– Desenvolvimento de um plano de intervenção em fisioterapia em indivíduos com patologia neurológica.

3. Conceito de Bobath em Pediatria (20h)

– Introdução ao Conceito Bobath em Pediatria

– Princípios básicos,

– Controlo postural no desenvolvimento da criança

– Facilitação- técnicas de facilitação

– Sequencias de facilitação nos diferentes conjuntos posturais

– Pratica das diferentes técnicas, manuseio(handling) nos vários conjuntos posturais na criança.

– Estratégias de potenciação da facilitação nas capacidades da criança com referência ao quadro clinico adjacente.

Bibliografia Primária:

– Adler, S.S.; Beckers, D. & Buck, M. (2008). PNF in Practice – an illustrated guide, 3rd ed. Berlin, Germany: Springer.
– Adler, S.S.; Beckers, D. & Buck, M. (1999). PNF Método Kabat – Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. São Paulo: Manole.
– Knott, M. & Voss, D.E. (1980). Facilitacion Neuromuscular Proprioceptiva, 1ª ed. Buenos Aires: Panamericana.
– Voss, D.E.; Ionta, M.K. & Myers, B.J. (1985). Proprioceptive Neuromuscular Facilitation – Patterns and Techniques, 3rd ed. Philadelphia: Harper & Row.

-Shumway­Cook, A., Woollacott, M. H. (2017). Motor control: translating research into clinical practice, fifth edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

-Gjelsvik, B. E. B. (2016). The Bobath concept in adult neurology, second edition. New York: Thieme.

-Raine, S., Meadows, L., & Lynch-­Ellerington, M. (2009). Bobath concept: theory and clinical practice in neurological rehabilitation. Chichester: Wiley­Blackwell.

Bibliografia Secundária:

Dusing, S. C. (2016). Postural variability and sensorimotor development in infancy. Developmental Medicine and Child Neurology, 58, 17–21. https://doi.org/10.1111/dmcn.13045

Dusing, S. C., Izzo, T. A., Thacker, L. R., & Galloway, J. C. (2014). Postural complexity differs between infant born full term and preterm during the development of early behaviours. Early Human Development, 90(3), 149–156. https://doi.org/10.1016/J.EARLHUMDEV.2014.01.006

Gallahue, D. L., Ozmun, J. C., & Goddway, J. D. (2013). Compreendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH Editora ltda.