Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo eInterrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais eTextos Escritos.
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.
Resultados de Aprendizagem
Tratando-se de uma unidade curricular instrumental pretende-se desenvolver nos alunos um conjunto de competências de interpretação, de cálculo e relacionais associadas a conteúdos matemáticos relevantes para aquisição de conhecimentos e competências noutras unidades curriculares.
Em particular pretende-se que os alunos:
a) relembrem e aprofundem os conhecimentos relativos a Teoria de Conjuntos e a Lógica.
b) operem com matrizes e apliquem estes conhecimentos na resolução de problemas, nomeadamente naquelesque envolvem a resolução de sistemas de equações lineares.
c) dominem e apliquem as técnicas de cálculo diferencial e integral em IR e em IRn.
Programa
1. Lógica e Teoria de conjuntos
2. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares
3. Tópicos de Cálculo Diferencial em IRn4. Tópicos de Cálculo Integral em IR e IRn
Métodos de Avaliação
- - Avaliação final. - 100.0%
- - Avaliação periódica - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Adams, R. A.; Calculus: a complete course, 8th Ed., Prentice Hall, 2013
Anton, H.; Bivens, I.; Stephen, D.; Cálculo, Vol. I, 10ª edição, Bookman, 2014
Anton, H.; Rorres, C.; Elementary Linear Algebra with Application, 11th Ed.,Wiley, 2013
Campos Ferreira, J.; Introdução à Análise Matemática, 11ª edição, F. Calouste Gulbenkian, 2014
James, G.; Modern Engineering Mathematics, 4yh Ed., Trans-Atlantic Pubns, 2010
Lima, E. L.; Análise no Espaço lRn, 2ª Ed, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2016
Stewart, J.; Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Ed. Cengage Learning Brooks Cole, 2016
Stewart, J.; Cálculo, Vol. 2, 5ªEd., Thomson Pioneira, São Paulo, 2005