Tópicos de Matemática

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo eInterrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais eTextos Escritos.

3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.

Resultados de Aprendizagem

Tratando-se de uma unidade curricular instrumental pretende-se desenvolver nos alunos um conjunto de competências de interpretação, de cálculo e relacionais associadas a conteúdos matemáticos relevantes para aquisição de conhecimentos e competências noutras unidades curriculares.

Em particular pretende-se que os alunos:

a) relembrem e aprofundem os conhecimentos relativos a Teoria de Conjuntos e a Lógica.

b) operem com matrizes e apliquem estes conhecimentos na resolução de problemas, nomeadamente naquelesque envolvem a resolução de sistemas de equações lineares.

c) dominem e apliquem as técnicas de cálculo diferencial e integral em IR e em IRn.

Programa

1. Lógica e Teoria de conjuntos

2. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares

3. Tópicos de Cálculo Diferencial em IRn4. Tópicos de Cálculo Integral em IR e IRn

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Avaliação final. - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Avaliação periódica - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, R. A.; Calculus: a complete course, 8th Ed., Prentice Hall, 2013

Anton, H.; Bivens, I.; Stephen, D.; Cálculo, Vol. I, 10ª edição, Bookman, 2014

Anton, H.; Rorres, C.; Elementary Linear Algebra with Application, 11th Ed.,Wiley, 2013

Campos Ferreira, J.; Introdução à Análise Matemática, 11ª edição, F. Calouste Gulbenkian, 2014

James, G.; Modern Engineering Mathematics, 4yh Ed., Trans-Atlantic Pubns, 2010

Lima, E. L.; Análise no Espaço lRn, 2ª Ed, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2016

Stewart, J.; Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Ed. Cengage Learning Brooks Cole, 2016

Stewart, J.; Cálculo, Vol. 2, 5ªEd., Thomson Pioneira, São Paulo, 2005