Tópicos de Matemática e Estatística

Tópicos de Matemática e Estatística é uma unidade curricular de fundamentos de Matemática do 1.º ano e 1.º semestre do plano curricular do curso de Licenciatura em Solicitadoria e Administração, que tem como objetivo harmonizar e adequar o nível de conhecimentos matemáticos dos alunos deste curso. Assim, os conhecimentos base recomendados são apenas os comuns aos vários programas das disciplinas de Matemática em Portugal, nas componentes de Álgebra, Funções e Estatística, dos diversos ramos do ensino obrigatório em Portugal (http://www.dge.mec.pt/).

As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas, planeadas e preparadas para terem um envolvimento ativo do estudante em vários momentos ou na totalidade da aula.

Na parte teórica, de introdução de conceitos, resultados fundamentais e métodos, será usado, tendencialmente, o método expositivo intercalado com tarefas que suscitem uma participação mais ativa de todos os estudantes (interactive lectures), nomeadamente, com a colocação de questões aos e pelos alunos, de forma oral e/ou numa plataforma, e também com a proposta de debate/discussão em pequenos grupos sobre algum aspeto/tópico exposto.

A parte prática será destinada ao desenvolvimento pleno das competências elencadas, através da exemplificação comentada de procedimentos e/ou da resolução de problemas sob orientação/tutoria do docente, incentivando-se o trabalho autónomo ou em pequenos grupos. Far-se-á prevalecer uma forte interação entre a teoria e a prática, dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e ao tratamento de situações concretas e reais.

O bom acompanhamento das aulas por parte do estudante pressupõe uma presença assídua nas aulas e disponibilidade para que o seu envolvimento se mantenha para além das aulas, com o início ou conclusão das tarefas acordadas em aula.

Todos os materiais de apoio são disponibilizados na plataforma InforEstudante|Nonio, usando-se, complementarmente, a outras plataformas que se mostrem adequadas para interação.

Objetivos

Esta UC tem como objetivo dotar os estudantes do conhecimento e das competências técnicas fundamentais para compreender, selecionar e aplicar métodos matemáticos ou estatísticos base necessários à resolução dos problemas reais inerentes à profissão que se propõem prosseguir.

Pretende-se que o estudante seja capaz de:

• reconhecer contextos de aplicação, nas áreas profissionais do curso, em que os conceitos e técnicas matemáticas e estatísticas fundamentais podem ser aplicados;
  • selecionar adequadamente métodos matemáticos e estatísticos para a resolução de problemas reais;
  • obter a formulação matemática de problemas, sob a forma de equações e inequações, se necessário, com recurso a funções;
  • identificar e aplicar as técnicas matemáticas base necessárias à sua resolução;
  • analisar conjuntos de dados utilizando quadros de distribuição, construção de gráficos e medidas estatísticas;
  • aplicar técnicas de correlação e regressão para análise e previsão de dados;
  • interpretar e comunicar resultados matemáticos e estatísticos de forma clara e precisa.

0. Revisões
    Valor aproximado e arredondamento
    Variação absoluta e variação relativa/percentual
    Conjuntos
    Equações e inequações polinomiais

1. Matemática
    1. Generalidades. Gráficos.
    2. Algumas funções especiais: funções polinomiais – função linear e função quadrática; função exponencial e função logarítmica.
    3. Derivada: noção geométrica de derivada; interpretação; regras de derivação; aplicações.

2. Estatística
    Estatística Descritiva
    1. Introdução e terminologia. Organização de dados.
    2. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Características de forma.
    Correlação e regressão linear
    1. Motivação. Natureza da relação entre variáveis. Correlação.
    2. Regressão linear e a reta dos mínimos quadrados. Coeficiente de determinação. Previsão.

Principal:

• Harshbarger, R., Reynolds, J. (2006). Matemática Aplicada: Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas, 7.ª edição. McGraw Hill.
  • Webster, A. (2006). Estatística Aplicada à Administração e Economia. McGraw-Hill.
  • Slides e folhas de exercícios disponibilizadas no InforEstudante|Nonio.

Complementar:

• Caraça, B.J. (1998). Conceitos Fundamentais de Matemática. Gradiva.
  • Curto, J.D. (2019). Potenciar os Negócios? A Estatística Dá uma Ajuda! (Muitas Aplicações em Excel e poucas fórmulas…), 3.ª Edição. Edição do Autor.
  • Garcia, R., Rosa, M.J.V., Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas. Pordata, Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://www.ffms.pt/publicacoes/detalhe/1963/que-numero-e-este
  • Khan Academy Portugal: Matemática. https://pt-pt.khanacademy.org/math/
  • Sydsæter, K., Hammond, P., Strøm, A., Carvajal, A. (2020). Essential Mathematics for Economic Analysis, 6th Edition. Pearson.