Trabalho de Projecto

Conhecimentos de Base Recomendados

É pressuposto que o aluno tenha concluído com sucesso todas as unidades curriculares do MGEA.

 

Métodos de Ensino

O trabalho académico deve ser acompanhado por um ou dois docentes (neste caso desejavelmente por dois docentes de cada uma das escolas envolvidas no MGEA).

A adoção das metodologias preconizadas permitirá aos alunos: adquirir conhecimentos; descobrir métodos de trabalho a utilizar; desenvolver motivação para a investigação científica em gestão; detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto da investigação; aplicar os conhecimentos em situações novas; desenvolver a dissertação de modo coeso e robusto.

Resultados de Aprendizagem

– Concluir e apresentar um nível de pesquisa avançado sobre um tema de gestão de empresas agrícolas;

– Integrar e aplicar alguns dos conceitos e competências obtidas a partir de ou derivadas de outras unidades curriculares do MGEA.

– Desenvolver o projeto academicamente de uma forma coesa e apropriada.

– Demostrar um conhecimento crítico profundo da área;

– Aplicar um grau de originalidade dentro do campo de investigação;

– Avaliar e aplicar técnicas estabelecidas de investigação à área de interesse e desenvolver capacidades intelectuais para ser crítico numa perspetiva teórica e prática;

– Realizar uma revisão da literatura abrangente em profundidade através da avaliação de metodologias alternativas de investigação;

– Gerir questões complexas de forma criativa e sistemática;

– Demonstrar capacidade de aprendizagem independente e capacidade de comunicação escrita bem como habilidades analíticas para resolver problemas.

Programa

Desenvolver de uma forma coesa e apropriada uma investigação e/ou aplicação de uma ferramenta/conceito antes investigados sobre um tema de gestão de empresas agrícolas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barañano, Ana Maria; (2008), “Métodos e técnicas de investigação em gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação”, Edições Sílabo, Lisboa.

Maroco, João (2018), “Análise Estatística com o SPSS Statistics”, 7.ª Edição, Edições ReportNumber.

Pestana, Maria Helena; Gageiro; João Nuno (2008), “Análise de dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS”, 5.ª Ed. Rev. e corrigida, Edições Sílabo, Lisboa.

Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2018), “Manual de Investigação em Ciências Sociais”, Gradiva, Lisboa

Silverman, D. (2000), “Doing Qualitative Research – A Pratical Handbook”, Sage Publications, London.

Yin, R.K. (2018): “Case Study Research. Design and Methods”, Newbury Park: SAGE Publication, California. Artigos e URLs disponibilizados aos alunos em função das temáticas em abordagem.