Conhecimentos de Base Recomendados
É pressuposto que o aluno tenha concluído com sucesso todas as unidades curriculares do MGEA.
Métodos de Ensino
O trabalho académico deve ser acompanhado por um ou dois docentes (neste caso desejavelmente por dois docentes de cada uma das escolas envolvidas no MGEA).
A adoção das metodologias preconizadas permitirá aos alunos: adquirir conhecimentos; descobrir métodos de trabalho a utilizar; desenvolver motivação para a investigação científica em gestão; detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto da investigação; aplicar os conhecimentos em situações novas; desenvolver a dissertação de modo coeso e robusto.
Resultados de Aprendizagem
– Concluir e apresentar um nível de pesquisa avançado sobre um tema de gestão de empresas agrícolas;
– Integrar e aplicar alguns dos conceitos e competências obtidas a partir de ou derivadas de outras unidades curriculares do MGEA.
– Desenvolver o projeto academicamente de uma forma coesa e apropriada.
– Demostrar um conhecimento crítico profundo da área;
– Aplicar um grau de originalidade dentro do campo de investigação;
– Avaliar e aplicar técnicas estabelecidas de investigação à área de interesse e desenvolver capacidades intelectuais para ser crítico numa perspetiva teórica e prática;
– Realizar uma revisão da literatura abrangente em profundidade através da avaliação de metodologias alternativas de investigação;
– Gerir questões complexas de forma criativa e sistemática;
– Demonstrar capacidade de aprendizagem independente e capacidade de comunicação escrita bem como habilidades analíticas para resolver problemas.
Programa
Desenvolver de uma forma coesa e apropriada uma investigação e/ou aplicação de uma ferramenta/conceito antes investigados sobre um tema de gestão de empresas agrícolas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barañano, Ana Maria; (2008), “Métodos e técnicas de investigação em gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação”, Edições Sílabo, Lisboa.
Maroco, João (2018), “Análise Estatística com o SPSS Statistics”, 7.ª Edição, Edições ReportNumber.
Pestana, Maria Helena; Gageiro; João Nuno (2008), “Análise de dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS”, 5.ª Ed. Rev. e corrigida, Edições Sílabo, Lisboa.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2018), “Manual de Investigação em Ciências Sociais”, Gradiva, Lisboa
Silverman, D. (2000), “Doing Qualitative Research – A Pratical Handbook”, Sage Publications, London.
Yin, R.K. (2018): “Case Study Research. Design and Methods”, Newbury Park: SAGE Publication, California. Artigos e URLs disponibilizados aos alunos em função das temáticas em abordagem.