Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos sólidos de Matemática e Termodinâmica
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição dos conteúdos recorrendo, sempre que possível, à apresentação de exemplos num contexto das várias vertentes da Bioengenharia e aulas teórico-práticas onde são resolvidos problemas de aplicação. Nas aulas teórico-práticas, após uma discussão genérica sobre os problemas, os alunos são incentivados a prosseguir com as suas resoluções, sendo no final feita uma discussão dos resultados obtidos. Antecipadamente são disponibilizadas as folhas com os problemas propostos a resolver nas aulas teórico práticas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se dotar os alunos com os conhecimentos fundamentais de transferência de calor e massa e aplicá-los a sistemas biológicos naturais ou manipulados. Os objetivos a atingir pelos alunos que frequentam esta unidade curricular passam pela: i) compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de calor e de massa; ii) estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de energia e massa, para diversas geometrias, em regime permanente; iii) aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, como por exemplo permutadores de calor; iv) resolver problemas unidimensionais de difusão de um componente em condições de estado estacionário usando a primeira lei de Fick; v) aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, resistência pelicular à transferência de massa e resistência global; vi) desenvolvimento da capacidade de resolver problemas que envolvam o transporte de calor e massa.
Programa
I. Transferência de calor
– Introdução: Mecanismos e regimes de transferência de calor
– Condução em regime permanente: Condução em placas planas; Associação de resistências térmicas; Condução radial num cilindro e numa esfera; Espessura crítica de um isolamento
– Permutadores de calor: Análise dos permutadores: Método da média logarítmica da diferença de temperaturas; Método da eficiência-NTU
– Correlações para determinar os coeficientes de transferência de calor: Convecção forçada (Correlações para escoamentos externos e internos); Convecção natural (Correlações para convecção sobre e dentro de superfícies fechadas)
II. Transferência de massa
– Introdução: Os mecanismos de transferência de massa
– Difusão em regime permanente: Difusão através de uma placa plana, casca cilíndrica e casca esférica
– Transferência de massa entre fases: Os coeficientes peliculares; Condições na interface e o coeficiente global; Resistências na transferência interfacial
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Incropera, F.P., DeWitt, D.P., Bergman T.L. & Lavine, A.S. (2011). Fundamentals of Heat and Mass Transfer (7th ed.). John Wiley & Sons. (Existe na Biblioteca um exemplar de uma edição anterior)
Truskey, G.A., Yuan, F. & Katz, D.F. (2009). Transport Phenomena in Biological Systems (2nd ed.). Prentice Hall. (Existe na Biblioteca um exemplar de uma edição anterior)
Holman, J.P. (2016). Heat Transfer (10th ed.). McGraw-Hill. (Existe na Biblioteca um exemplar de uma edição anterior)
Welty, J.R., Wicks, C.E., Wilson R.E. & Rorrer, G.L. (2008). Fundamentals of Momentum, Heat and Mass Transfer (5th ed.). John Wiley & Sons. (Existe na Biblioteca um exemplar de uma edição anterior)
Çengel, Y.A. (2003). Heat Transfer – A Practical Approach (2nd ed.). McGraw-Hill. (Existe na Biblioteca um exemplar)