Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos

Resultados de Aprendizagem

Perceber a importância do tratamento e valorização dos resíduos sólidos gerados pelas actividades antropogénicas
Fornecer conhecimentos sobre os diferentes tipos de resíduos: origem, características, propriedades, classificação e enquadramento legal;
Conhecer as diferentes tecnologias de tratamento em função do tipo e das características dos resíduos e os procedimentos para a realização de ensaios necessários à caracterização dos materiais.

Programa

Propriedades dos resíduos sólidos e classificação. Alguns fluxos específicos de resíduos. Estado da produção de resíduos em Portugal.
Conceitos associados à reciclagem, reutilização de resíduos. Conceitos associados à economia circular dos materiais. Enquadramento legal associado à gestão de resíduos sólidos.
Métodos para a caracterização dos materiais e controlo do processo.
Tipos de tratamento aplicáveis e respetivas variáveis operatórias. Tratamentos físico-químicos e mecânicos (redução de volume, separação por componentes, estabilização), tratamentos térmicos (incineração; co-incineração) e tratamentos biológicos (compostagem, digestão anaeróbia). Propriedades do composto para valorização agrícola. Conceito de tratamento mecânico-biológico.
Deposição em aterros sanitários: critérios de admissão de resíduos, funcionamento de aterros e medidas de proteccção ambiental.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CHRISTENSEN, T., 2010. Solid Waste Technology and Management, Wiley;
TCHOBANOGLOUS, G., KREITH, F., 2002. Handbook of Solid Waste Management, McGraw – Hill International Edition
POLPRASERT, C., 2007. Organic Waste Recycling: Technology and Management. IWA Publishing
Materiais de suporte teórico e práticos de apoio às aulas. Materiais gerais e equipamentos de laboratório diversos. Serão realizadas visitas a estações de tratamento e empresas da região. Serão realizadas palestras na ESAC no âmbito da UC.