Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de matemática, química e bioquímica
Métodos de Ensino
No sentido de concretizar os objectivos propostos e conferir as competências definidas para a unidade curricular serão ministradas aulas de exposição dos conteúdos teóricos-práticos, complementadas com a discussão dos temas abordados e a resolução de problemas de aplicação prática. O formando efectuará ainda pesquisa bibliográfica sobre um tema seleccionado no âmbito dos sistemas de tratamento que decorrerá durante o semestre e será realizada uma visita de estudo.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular traduzem-se na aquisição das seguintes competências:
1. Descrição dos efeitos provocados pela descarga de resíduos, a nível do solo e dos meios hídricos, face às características dos resíduos produzidos em diferentes actividades humanas e à sua degradação, e avaliação da possibilidade do seu tratamento por via biológica, com vista à minimização de impactes ambientais;
2. Dominio dos princípios de funcionamento de diferentes tipos de tratamento biológicos (aeróbios e anaeróbios), dos principais factores que influenciam o seu funcionamento, os parâmetros físico-químicos de controlo do funcionamento e as principais intervenções de operação e manutenção nos diferentes sistemas de tratamento de resíduos líquidos e sólidos. Lamas e seu processamento. Valorização de resíduos por aplicação ao solo.
3. Conhecimento das disposições legais aplicáveis.
Programa
Os conteúdos teórico-práticos ministrados serão:
1. Características de diferentes águas residuais. Avaliação da necessidade e possibilidade de tratamento biológico. Imposições legais para a descarga de efluentes.
2. Princípios e esquema geral de tratamento de águas residuiais urbanas. Degradação da matéria orgânica por via aeróbia e anaeróbia. Comparação de processos.
3. Fundamentos teóricos dos principais sistemas de tratamento biológicos de efluentes líquidos: diferentes sistemas de biomassa em suspensão, de biofilme fixo e de biomassa fixa em leito móvel (MBBR). Sistemas biológicos de membranas (MBR). Remoção acrescida de azoto e fósforo. “Bulking”. Digestão anaeróbia e fossas sépticas. Diferentes tipos de lagunagem.
4. Utilização do solo como sistema depurador. Comparação de processos e critérios da sua aplicação no tratamento de uma água residual. Valor fertilizante de um resíduo e características físico-químicas de uma água residual a aplicar ao solo. Reutilização de águas residuais tratadas e impactes ambientais
5. Lamas e suas características. Processamento de lamas. Valorização de lamas e seu impacte ambiental. Legislação aplicável.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Pesquisa bibliografica - 10.0%
- - Pratica - 45.0%
- - Testes teórico-pratico - 45.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
WEF, 2021. Wastewater Treatment Fundamentals I: Liquid Treatment, Water Environment Federation US, ISBN-10 : 1572783508, ISBN-13 : 978-1572783508
WEF, 2021. Wastewater Treatment Fundamentals II: Solids Handling and Support Systems. Water Environment Federation,US, ISBN-10 : 1572783613, ISBN-13 : 978-1572783614
Fonseca, M. M. & Teixeira, J. Reactores Biológicos- Fundamentos e Aplicações, 1ª ed., Lidel, edições técnicas, Lda., Lisboa, 2007.
Gray, N. F., Biology of Wastewater Treatment. In: J. N. B. Bell (Ed.) Series on Environment Science and Management, 2ª ed., Imperial College Press, 2004.
Metcalf & Eddy, Wastewater Engineering- Treatment and Reuse, 4ª Ed., McGraw Hill, 2003.
Crites, R & Tchobanoglous, G. Small and Decentralised Wastewater Management Systems, WCB- McGraw- Hill, 1998.
Loehr, R.C., Pollution Control for Agriculture Academic Press, Inc.London, 1985.
Apontamentos e outra documentação fornecida pelos docentes.