Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Dado o carácter teórico-prático da unidade curricular, à exposição de conteúdos programáticos sucederá a participação dos formandos no processo de ensino – aprendizagem, podendo a mesma revestir a forma de debate de determinados temas, a organização de trabalhos tendo subjacente a análise de informação escrita/estudos de caso, a realização de visita/s de estudo a espaços patrimoniais.
A Avaliação poderá ser:
1) Contínua tendo como parâmetros:
– Realização de trabalhos a realizar dentro ou fora da sala de aula (40% );
– Realização de uma prova de avaliação escrita (60%).
2) Final– Realização de um Exame (100%)
Resultados de Aprendizagem
1.Compreender o património como recurso turístico
2. Avaliar a relevância do turismo cultural na sociedade actual
3. Compreender a relação entre os recursos patrimoniais e o turismo
4. Avaliar a importância dos museus no âmbito da oferta turística
5. Identificar estratégias de difusão do património cultural tendo em vista a dinamização do turismo
Programa
1. O turismo cultural na atualidade
-
1.1. O turismo cultural como fenómeno social
1.2. Património e turismo cultural
1.3. Turismos de nicho: produtos de referência no âmbito do turismo cultural
-
Museus e turismo
2.1. Museus, memória e identidade cultural
2.2. O museu e a dinamização do património cultural
2.3. Museus, comunidade local, turismo e desenvolvimento
-
Interação entre os recursos patrimoniais e o turismo
-
Difusão do património cultural tendo em vista a dinamização do turismo
Métodos de Avaliação
- - Realização de um Exame - 100.0%
- - Realização de uma prova de avaliação escrita - 60.0%
- - Realização de trabalhos a realizar dentro ou fora da sala de aula - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
SANTOS , Maria da Graça Mouga Poças (Org.) (2010). Turismo Cultural, Territórios e Identidades. Porto: Edições Afrontamento.
CABRAL, Clara Bertrand (2011). Património Cultural Imaterial. Lisboa: Arte e Comunicação
SANTOS , Maria da Graça Mouga Poças (Org.) (2010). Turismo Cultural, Territórios e Identidades. Porto: Edições Afrontamento.
VALENCIA, Paco Pérez (2010). Tener un buen plan. La hoja de ruta de toda colección: el plan museológico. Gijon: Trea.
CHOAY, Françoise (2003). Património e Mundialização. Lisboa: Editora Licorne.
CAMPOS, Maria do Rosário (2007). “Museums as a Tourist Resource”, Things that Move: The Material World of Tourism and Travel, UK. Leeds: Metropolitan University, [CDROM] ISBN: 978-0-95550176-6-0.
OLIVEIRA, Cristiana, PINTO, Jorge Figueiredo, FERREIRA, Luís (Orgs). (2011). Turismo, Património e Inovação. Porto: Edições Afrontamento.
NAVARRO, Miquel Sabaté, RIERA, Roser Gort (2012). Museo y Comunidad. Un Museo para todos los públicos. Gijon: Trea,