Métodos de Ensino
Para a transmissão de conhecimentos teóricos fundamentais recorre-se a períodos de exposição teórica com discussão. Para a aplicação desses conceitos teóricos utiliza-se visitas de estudo a áreas protegidas, trabalhos práticos, incentivando-se a consulta bibliográfica, os trabalhos de grupo e o estudo individual. A avaliação é efetuada recorrendo a testes escritos e à elaboração de trabalhos. Não existem notas mínimas para os elementos de avaliação em qualquer dos módulos; a falta ou não entrega de um dos elementos de avaliação conta como zero no cálculo da nota final.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos: 1) Conhecer a tipologia das áreas classificadas, a sua distribuição geográfica e o porquê da sua classificação; 2) Perceber o meio ambiente como a base que suporta o turismo de natureza, 3) Conhecer os ecossistemas das áreas classificadas; 4) Conhecer a legislação sobre caça, pesca e turismo de natureza.
Aptidões: 1) Interpretar, colaborar na elaboração e acompanhar projetos de conservação da natureza e da biodiversidade; 2) Monitorizar e avaliar fatores indicativos da sustentabilidade da utilização de áreas classificadas; 3) Implementar boas práticas ambientais e códigos de conduta.
Atitudes: Demonstrar capacidade de 1) trabalho em equipa; 2) organização do trabalho; 3) adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
Programa
1. Atividades na natureza e meio ambiente: estado da biodiversidade em Portugal e no mundo; interesses turísticos da biodiversidade;
2. Áreas protegidas, Rede Natura 2000, sítios Ramsar e reservas da biosfera em Portugal: tipologia, âmbito, criação, localização e códigos de conduta nas áreas protegidas;
3. Biodiversidade, importância e vulnerabilidade das áreas classificadas;
4. Turismo de natureza e códigos de conduta: a legislação portuguesa; reconhecimento de empreendimentos e atividades de animação turística; medidas de proteção à conservação e
gestão de ecossistemas;
5. Caça e pesca: a legislação portuguesa; relação com as outras atividades de turismo de natureza, conservação da natureza e biodiversidade.
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho individual - 25.0%
- - Trabalho de grupo - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
DIAS, R. 2003. Turismo Sustentável e Meio Ambiente, São Paulo; Editora Atlas.
ADRAT. 2006. Gestão de turismo e intepretação da natureza nas áreas classificadas do Alto Tâmega. AgroNatur. Programa Leonardo da Vinci – Projecto InNature, Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (disponível em http://project-agronatur.com/pages/page16/pt_actualizacoes1.pdf)
ALVES, J et al. 2009. Habitats Naturais e Seminaturais de Portugal Continental. Assírio & Alvim, ISBN: 978-972-37-1380-0.
Portal do ICNF: conteúdos e legislação aplicável
CASTAÑER, M; FREGUELL, RM. 1998. Turismo sostenible en los espacios protegidos. El caso del parque natural de la zona volcánica de la Garrotxa”, Sociedade e Território, 28: 80-87.