Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação contínua, ou avaliação por exame
Avaliação contínua:
A avaliação contínua terá uma componente baseada em trabalhos, individuais e/ou de grupo, e na participação nas aulas, com uma ponderação de 40% e outra componente constituída pela redação de um artigo, individual, com uma ponderação de 60%
Avaliação por Exame:
Prova escrita individual – 100.0%
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita individual. Os alunos que obtiverem mais de 9,5 pontos serão aprovados no exame. Os alunos que obtiverem pontuação entre 7,5 e 9,4 terão direito a realização de uma prova oral, sendo a nota final correspondente à média das classificações obtidas.
Resultados de Aprendizagem
Compreender os conceitos relacionados com os diversos modelos de desenvolvimento, particularmente os princípios e as características do Desenvolvimento Local
Compreender o conceito e as dimensões do desenvolvimento sustentável, à escala global e local
Compreender e relacionar os fatores económicos, sociais e ambientais do desenvolvimento numa perspetiva de sustentabilidade
Compreender as relações entre o Turismo e o Desenvolvimento Local Sustentável
Compreender a importância da articulação dos diversos atores no desenrolar dos processos de Desenvolvimento Local
Conhecer os instrumentos de planeamento e gestão do território e dos recursos locais, relacionados com a execução de projetos de Desenvolvimento Local
Compreender a importância da valorização dos recursos endógenos relacionados com o Turismo, numa perspetiva de sustentabilidade
Compreender a importância de uma educação para a sustentabilidade num contexto de Desenvolvimento Local Sustentável no âmbito do Turismo
Programa
1 – O Desenvolvimento Local
1.1 – Conceito, princípios e características gerais
1.2 – Teorias, modelos e práticas do desenvolvimento local
1.3 – Modelos de desenvolvimento: do paradigma funcionalista ao paradigma territorialista
2 – Turismo, Desenvolvimento Local e Sustentabilidade
2.1 Instrumentos de política para o desenvolvimento sustentável
2.2 – Desenvolvimento local sustentável: ambiente, património identidade e DL; do global ao local: O DL face aos processos de globalização
2.3 – Recursos locais e turismo
2.4 – Turismo, educação e desenvolvimento
3 – Associativismo, Partenariado e Instrumentos de apoio ao DL.
3.1 – O associativismo no desenvolvimento local
3.2 – A importância do partenariado no desenvolvimento local
3.3 – Mecanismos de apoio a projetos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Redação Individual de Artigo - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (2001) Desenvolver (des)envolvendo: Reflexões e pistas para o desenvolvimento Local. Messejana: ESDIME
Amaro R. R. (2017) Desenvolvimento ou pos-desenvolvimento? Des-envolvimento e… noflay. Cadernos de Estudos Africanos n.34. p.75-111
Carvalho, N. (2016) Património natural e construção de identidades locais: o mosaico identitário português e o desenvolvimento local. In Atas do II CIEAD. Leiria. pp. 10-17
Carvalho, N. (2020) Turismo e Recursos Endógenos como catalizadores do DLS nos territórios de baixa densidade populacional. In Christopher. N. (Org) (2020) Turismo, Sociedade e Ambiente. Ponta Grossa – Paraná. Atena Editora. p.23-29
Carvalho, N. (2021) Desenvolvimento Local Sustentável nas Áreas Protegidas. In Maria. S.(Org) (2021) O Meio Ambiente e a Interface dos Sistemas Social e Natural 3. Ponta Grossa – Paraná. Atena Editora. p. 54-66
Reis, P. (2012) Desenvolvimento local: o binómioturismo/áreas rurais nas estratégias de desenvolvimento local. Exedra nº6. p.155-172