Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve saber e compreender a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);
O estudante deve saber patologia audio-vestibular.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.
Aulas práticas da matéria dada nas aulas T/P.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir os conhecimentos básicos em Vestibulogia sobre o equilibrio, a vertigem e o nistagmo;
Adquirir os conhecimentos necessários à anamnese do individuo com vertigem, e à realização e interpretação da
videonistagmograma, do video head impulse test e das provas otolíticas designadamente dos potenciais evocados vestibulares e da prova da vertical subjectiva.
Compreender a importância da Farmacologia no indivíduo vertiginoso.
Compreender a problemática da vertigem na criança e seu estudo.
Programa
3 horas:
Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação;
Breve revisão da fisiologia vestibular;
Definição de vestibulogia;
Definição de equilíbrio;
Estudo da vertigem:
Definição
Explicação fisio-patológica da vertigem
Causas periféricas e centrais
Classificação
Estudo do nistagmo: 3 horas
Explicação anatomo-fisiológica do nistagmo
Definição
Lei de Flourens
Leis de Ewald
Tipos de nistagmos:
Espontâneo
Periférico
Central
Evocados
Fisiológicos
Patológicos
Parâmetros de análise
Direcção
Amplitude
Ritmo
Morfologia
Frequência
Velocidade máxima da Fase lenta
Anamnese do individuo com queixas de vertigem e/ou desequilíbrio – 2 horas
Sintomas vestibulares
Sintomas auditivos
Sintomas neurológicos
História medicamentosa
Testes de avaliação dinâmica 1 horas
Romberg
Romberg sensibilizado
Fukuda/Untemberger
Provas Cerebelosas
Farmacologia: 3 horas
– ototóxicos e vestibulotóxicos;
– Condições da avaliação vestibular e sua relação com a medicação que está a ser tomada pelo indivíduo;
Videonistagmograma:
Bases Físicas de Exploração Vestibular – 0,5 horas
Diferentes testes:
Calibragem do olho – 0,5 horas
Estudo do Nistagmo de posição e de posicionamento – 5 horas
Diagnóstico da VPPB
Estudo dos Movimentos Oculares – 3 horas
Nistagmo espontâneo e descentrado
Perseguição ocular
Sacadicas
Optocinéticos
Provas rotatórias – 3 horas
Provas calóricas – 3 horas
Provas otoliticas 4 horas:
Vertical Subjectva
Vestibular Evoked Myogenic Potencials: cervical e ocular (cVEMP e oVEMP)
(Video) Head Impulse Test (vHIT)/Head Shaking Test (HST)/Teste com vibrador – 2 horas
Vertigem na Criança (3 horas)
Conjugação de todos os exames no estudo da vertigem de origem periférica versus vertigem de origem central (4 horas)
Esclarecimento de dúvidas (2 horas)
Avaliação – 3 horas
As aulas práticas acompanharão a matéria dada nas aulas teórico/prática (30 horas por cada grupo prático).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
Bronstein, A. M. e Lempert, T. Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press. 2017
Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. segunda edição. Manole.2002.
Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia. 1997.
Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2016.
SECUNDÁRIA
Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing. 2020
Herdman, S.J. Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia. 2014.
Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2021.