Web Marketing e Comércio Electrónico

Conhecimentos de Base Recomendados

Dado que esta unidade curricular pertence ao 6º semestre não é exigido qualquer formação especifica uma vez que os conteúdos de referência do Marketing e Negócios Internacionais foram previamente lecionados.

Métodos de Ensino

As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica aliada a ferramentas de aplicação prática.
O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra, bem como a material de estudo desenvolvido pelos docentes. O suporte informático local e virtual é importante, está presente em todas as aulas permitindo ao aluno uma variedade de meios no acesso à informação adaptada à realidade digital.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. O Web Marketing aliado ao Comércio Eletrónico permite alcançar esses novos objetivos. O aluno aprende a desenvolver uma presença online baseada num site web, nas redes sociais e através do desenvolvimento de aplicações para o telemóvel. Esta presença está suportada num plano de marketing digital a cumprir. De forma a aferir e validar os resultados das estratégias implementadas são utilizadas e analisadas métricas de web analítica.

A introdução da Inteligência Artificial na estratégia de desenvolvimento de uma presença online, permite não só o apoio na componente criativa, mas também na análise adaptativa e automática aos diferentes perfis de consumidores nos diferentes canais digitais.

Competências:

Saber desenvolver uma presença online utilizando os diferentes canais digitais, nas diferentes perspetivas, B2C e B2B.

Utilizar diferentes ferramentas de SEO – Search Engine Optimization por forma a otimizar e aumentar a visibilidade online dos conteúdos desenvolvidos,

Planear e desenvolver conteúdos digitais para as redes sociais através de uma plataforma integradora utilizando de forma equilibrada e ponderada ferramentas de Inteligência Artificial.

A integração deste “know-how” num projeto de desenvolvimento de uma campanha online permite formar alunos adaptados às novas realidades da economia digital.

 

Programa

  1. Introdução ao comércio eletrónico.
  2. Fundamentos de comércio eletrónico.
  3. Modelos e estratégia de negócio eletrónico.
  4. Infraestruturas de comércio eletrónico.
  5. Impacto da Inteligência Artificial no comércio eletrónico e no marketing,
  6. Modelos de negócio no comércio eletrónico.

          6.1.    Introdução.

          6.2.    Elementos de um modelo de negócio eletrónico.

         6.3.    Modelo B2C.

         6.4.    Modelo B2B.

         6.5.    Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo.

   7 -Desenvolver uma presença de comércio eletrónico.

      7.1.    Análise

      7.2.    Planeamento

     7.3.    Projeto

     7.4.    Implementação

     7.5.    Teste e Manutenção

     7.6.    Análise e otimização da performance de um site.

  8- Marketing e publicidade online

     8.1.    Consumidor online: Audiências e comportamentos

    8.2.    Marketing digital: Estratégias e ferramentas

    8.3.    Tecnologias de marketing digital

    8.4.    Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital

  9- Marketing social, móvel e local

   9.1.    Introdução.

   9.2.    Marketing Social.

   9.3.    Marketing Móvel.

   9.4.    Marketing Local.

  10- Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico

  10.1. Desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. E-Commerce 2023: Business, Technology, Society, 17th edition, Published by Pearson (May 1, 2023) © 2024, Kenneth C. Laudon, New York University,, :ISBN: 9781292449722
  2. Sales, Marketing, And Service With Artificial Intelligence: Crafting an Exceptional User Journey Throughout Every Interaction by Laurie MacBride (Author) , ‎ Independently published ,2023), ISBN-13 ‏ : ‎ 979-8393168230
  3. Marketing Metrics (Pearson Business Analytics Series) 4th Edition, 2020 by Neil Bendle (Author), Paul Farris (Author), Phillip Pfeifer (Author), David Reibstein (Author), ISBN-13: 978-0136717133
  4. Digital Business and E-Commerce Management, Pearson; 7th edition , 2019, by Dave Chaffey, Tanya Hemphill , et al. | ,ISBN-13: 978-12921933354.
  5. Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World (2nd Edition) (Que Biz-Tech),Chuck Hemann, Ken Burbary,2018,ISBN-13: 978-0789759603
  6. The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449
  7. Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th 2019), ISBN-13: 9780135191798