Gestão de Áreas Naturais

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular, o processo de ensino e aprendizagem assenta nas seguintes metodologias de ensino:
– Na metodologia de abordagem ao estudo das diversas áreas naturais inerentes à sua gestão ou recuperação, que assentem em critérios que apoiam a tomada e implementação de decisões que respeitem os princípios de gestão sustentável e os aspectos relacionados com a protecção da Natureza e da Biodiversidade;
– Na aquisição de conhecimentos sobre: (1) a análise dos habitats naturais e identificação dos seus condicionalismos; (2) a identificação das acções a executar, em função dos objectivos e das características do
meio físico; (3) o estabelecimento de programa e cronograma de acções de gestão a efectuar;
– Na execução de trabalhos práticos na área da ESAC e seus habitats.

Esta Unidade Curricular tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
– Os conceitos e as especificidades relativos a área natural e a área protegida;
– A tipologia das áreas naturais, da sua ecologia, do seu ordenamento e da gestão dos seus recursos;
– Princípios inerentes à gestão sustentável dos recursos, as limitações impostas pelo facto de as áreas a gerir
serem classificadas como naturais ou protegidas, e respectivas implicações económicas.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes conteúdos:
– A especificidade das áreas naturais e da sua gestão.
– Os ecossistemas naturais em Portugal: zonas húmidas, Dunas Litorais, Ecossistemas de Montanha, Ecossistemas florestais e outros Habitats Naturais de Portugal.
– A especificidade e condicionantes da actividade florestal em áreas protegidas e em outras áreas naturais.
– Áreas protegidas de Portugal, a rede Natura 2000, habitats e espécies prioritárias, e relações com a actividade cinegética em Portugal.

Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste Teórico-Prático do módulo 2 - 50.0%
  • - Teste Teórico-Prático do módulo 1 - 50.0%

Warren, M.S. e Fuller, R.J. 1993. Woodland rides and glades: their management for wildlife. JNNC. Peterborough.

Andrews, J. e Kinsman, D. 1990. Gravel pit restoration for wildlife: a practical manual. RSPB. Bedfordshire.

Alves, J.M., Espírito-Santo, M.D., Costa, J.C., Gonçalves, J.H, Lousã, M.F. 2009. Habitats Naturais e Seminaturais de Portugal Continental. Tipos de Habitats mais significativos e Agrupamentos Vegetais Característicos. ICNB. Lisboa.

Bookhout, A. (ed.), 1994. Research and management techniques for wildlife and habitats. The Wildlife Society. Bethesda.

Hunter M. (ed.) 1999. Maintaining biodiversity in Forest Ecosystems. Cambridge University Press. Cambridge. 698 pp.

Primack, R.B., 1998. Essentials of conservation biology. Sinauer. Sunderland.

Hawke, C.J. e José, P.V. 1996. Reedbed Management for commercial and wildlife interests. RSPB. Beds.

Tuxill, J. e Nabhan, G.P., 1998. Plants and Protected areas. A guide to in situ management. Stanley Thornes. Cheltenham.