Gestão de Áreas Naturais

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular, o processo de ensino e aprendizagem assenta nas seguintes metodologias de ensino:
– Na metodologia de abordagem ao estudo das diversas áreas naturais inerentes à sua gestão ou recuperação, que assentem em critérios que apoiam a tomada e implementação de decisões que respeitem os princípios de gestão sustentável e os aspectos relacionados com a protecção da Natureza e da Biodiversidade;
– Na aquisição de conhecimentos sobre: (1) a análise dos habitats naturais e identificação dos seus condicionalismos; (2) a identificação das acções a executar, em função dos objectivos e das características do
meio físico; (3) o estabelecimento de programa e cronograma de acções de gestão a efectuar;
– Na execução de trabalhos práticos na área da ESAC e seus habitats.

Esta Unidade Curricular tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
– Os conceitos e as especificidades relativos a área natural e a área protegida;
– A tipologia das áreas naturais, da sua ecologia, do seu ordenamento e da gestão dos seus recursos;
– Princípios inerentes à gestão sustentável dos recursos, as limitações impostas pelo facto de as áreas a gerir
serem classificadas como naturais ou protegidas, e respectivas implicações económicas.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes conteúdos:
– A especificidade das áreas naturais e da sua gestão.
– Os ecossistemas naturais em Portugal: zonas húmidas, Dunas Litorais, Ecossistemas de Montanha, Ecossistemas florestais e outros Habitats Naturais de Portugal.
– A especificidade e condicionantes da actividade florestal em áreas protegidas e em outras áreas naturais.
– Áreas protegidas de Portugal, a rede Natura 2000, habitats e espécies prioritárias, e relações com a actividade cinegética em Portugal.

Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste Teórico-Prático do módulo 1 - 50.0%
  • - Teste Teórico-Prático do módulo 2 - 50.0%

Primack, R.B., 1998. Essentials of conservation biology. Sinauer. Sunderland.

Hunter M. (ed.) 1999. Maintaining biodiversity in Forest Ecosystems. Cambridge University Press. Cambridge. 698 pp.

Warren, M.S. e Fuller, R.J. 1993. Woodland rides and glades: their management for wildlife. JNNC. Peterborough.

Hawke, C.J. e José, P.V. 1996. Reedbed Management for commercial and wildlife interests. RSPB. Beds.

Andrews, J. e Kinsman, D. 1990. Gravel pit restoration for wildlife: a practical manual. RSPB. Bedfordshire.

Bookhout, A. (ed.), 1994. Research and management techniques for wildlife and habitats. The Wildlife Society. Bethesda.

Alves, J.M., Espírito-Santo, M.D., Costa, J.C., Gonçalves, J.H, Lousã, M.F. 2009. Habitats Naturais e Seminaturais de Portugal Continental. Tipos de Habitats mais significativos e Agrupamentos Vegetais Característicos. ICNB. Lisboa.

Tuxill, J. e Nabhan, G.P., 1998. Plants and Protected areas. A guide to in situ management. Stanley Thornes. Cheltenham.