Métodos de Investigação Aplicados à Gerontologia Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos e relatórios científicos do domínio do envelhecimento; 2) trabalhos práticos de construção de técnicas de recolha de dados. Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua, passa pela apresentação de trabalho de aplicação dos conteúdos programáticos (100%). A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer, dominar e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa e quantitativa aplicados à Gerontologia Social:

• Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;

• Selecionar o design de investigação mais apropriado;

• Selecionar a população-alvo e a amostra/ participantes;

• Selecionar e utilizar as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;

• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;

• Resolver problemas e introduzir na prática profissional quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;

2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

Programa

1. Investigação Quantitativa e Investigação Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.

1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental;

1.2. A investigação qualitativa: o Estudo de Caso, a Investigação-Ação e as Histórias de Vida.

1.3. Métodos mistos.

2. O processo de Investigação quantitativo/qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/

avaliação: etapas e respetivos procedimentos.

3. Credibilidade/ validade da Investigação quantitativa/ qualitativa.

4. Técnicas de Amostragem.

5. As técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção e validação).

6. O relatório de investigação/ artigo científico.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - apresentação de trabalho de aplicação dos conteúdos programáticos - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.).American Psychological Association.

Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed). Oxford University Press.

Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage.

Creswell, J., & Clark, V. (2018). Designing and conducting mixed method research (3rd ed.). Sage.

Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3rd ed.). Sage

Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Report Number.

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research (4th ed.). London: Sage.

Strauss, A., & Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage.

Weil, J. (2017). Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research. Routledge.