Cadernos e Manuais Pedagógicos

O tema central das duas séries de publicações (Cadernos e Manuais Pedagógicos) é a Pedagogia e o processo de ensino e aprendizagem no ensino pós-secundário. Estas séries têm como objetivos promover o sucesso dos estudantes, a eficácia dos docentes e a qualidade do ensino superior, através da difusão de projetos e iniciativas pedagógicas, métodos, atividades e estratégias relevantes para o fim em causa.

Publicam-se artigos gerais sobre pedagogia e artigos sobre aplicações a domínios e temas específicos. O foco deve ser o ensino superior e o binómio ensino – aprendizagem. Dentro da linha editorial desta publicação foram publicados estudos de caso, exemplos de projetos de sucesso, caracterização de métodos pedagógicos, planos de aulas e orientações práticas.
Série Temática: Manuais Pedagógicos. Os Manuais pedagógicos, de na­tureza monográfica, focam e aprofundam um tema específico, tendo como intenção cobrir a globalidade do tema numa perspetiva aplicada à atividade educativa no ensino superior. Pese embora o rigor conceptual e a fundamentação empírica, estes guias centram-se em práticas facilmente replicadas e adaptadas.

 

Coleção de Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior e Série Temática: Manuais Pedagógicos
Coordenação: Susana Gonçalves
Equipa Editorial: Susana Gonçalves, Dina Soeiro e Sofia Silva
Edição: CINEP

 

 

Nº1 – Junho, 2008

Método Expositivo

Susana Gonçalves (Coordenad Nº1 – Junho, 2008 ora do projecto OPDES, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Uso de informação e feedback para melhorar as práticas de ensino

Alan Kalish (Director da FTAD _ Faculty & TA Development, The Ohio State University, Columbus, EUA)

Nº2 – Junho, 2008

Princípios fundamentais para um planeamento curricular eficaz

Donna Ellis (Directora Associada do Centre for Teaching Excellence, University of Waterloo, Canadá)

A construção de contextos de E-learning ou B-learning no Ensino Superior

Dina Soeiro (Investigadora no projecto OPDES; Escola Superior de Educação de Coimbra)

Nº3 – Junho, 2008

Estilos de aprendizagem e ensino

Susana Gonçalves (Coordenadora do projecto OPDES, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Aprendizagem colaborativa: uma proposta ao serviço de uma aprendizagem profunda

Sofia Silva (Investigadora no projecto OPDES, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Nº4 – Junho, 2008

El crédito europeo: un nuevo modo de concebir la formación en la universidad

Miguel Pérez Ferra – Catedrático de Universidad, Área de Didáctica y Organización Escolar

Juan Antonio Callado – Miembro del Grupo de Investigación: “Investigación Curricular y Didáctica de las Ciencias Experimentales”

Universidad de Jaén

Os Surdos e a Educação no Ensino Superior: Estratégias de Ensino-Aprendizagem

Isabel Sofia Calvário Correia – Escola Superior de Educação de Coimbra

Nº5 – Junho, 2009

Actividades e trajectos exploratórios da Oralidade no Ensino do Português Língua Estrangeira

Pedro Balaus Custódio (Docente da Área de Língua Portuguesa, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Colaboração e reflexão: Mecanismos de uma avaliação transformativa

Dina Soeiro e Sofia Silva (Docentes da Área de Psicologia e Ciências da Educação, Investigadoras no projecto OPDES, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Nº6 – Junho, 2009

Shaping University Culture: Challenges and opportunities for leaders in Higher Education

Christopher P. Adkins & Michael F. DiPaola (The College of William and Mary Williamsburg, Virginia, USA)

Plagiarism: key issues and pedagogical strategies

Digby Warren (London Metropolitan University, London)

Nº 7 – Janeiro, 2010

The University’s role in developing rights and social equity.

Alistair Ross (Jean Monnet ad personam Professor; Emeritus Professor, London

Metropolitan University, London, United Kingdom)

‘In theory, yes; in practice, no’: Is this the reality of Education for Citizenship in Higher Education.

Henry Maitles, University of Strathclyde, Scotland, United Kingdom; Irena Zaleskiene,

Pedagogical University of Vilnius, Lithuania; Miquel Essombert, Autonomous

University of Barcelona, Spain; Eleni Karatzia – Stavlioti, University of Patras, Greece

Nº 8 – Junho, 2010
Uma Proposta para a promoção da competência de síntese a partir
de várias fontes em contexto académico
Leila C.S. Rodrigues, Investigadora do CERNAS e docente na Escola
Superior Agrária de Coimbra; e Luísa A: Pereira, Coordenadora Regional
do PNEP, investigadora e docente no Departamento de Didáctica
e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro
A pedagogia no ensino superior: indagar para transformar
Flávia Vieira, José Luís Silva, e Maria Judite Almeida, Universidade
do Minho, Braga
Nº 9 – Junho, 2010
Democratização do ensino superior e exigência científica
João Boavida & Helena Damião (Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação, Universidade de Coimbra)O Programa Nacional de Ensino do Português na ESEC: cooperação, renovação e produção de conhecimento no 1º Ciclo do Ensino Básico
Pedro Balaus Custódio (Escola Superior de Educação de Coimbra)
Nº 10 – Julho, 2010

Desenvolvimento psicossocial do estudante do ensino superior: O contributo de Arthur Chickering

Sofia de Lurdes Rosas da Silva (Escola Superior de Educação de Coimbra) e Joaquim Armando Gomes Ferreira ( Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem por resolução de problemas)

Adelino M. Moreira dos Santos (Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Tecnologias da Saúde)

Nº 11 – Julho, 2010

Academic fraud in higher education: how to solve the problem and ensure integrity

Ryunosuke Kikuchi (Departamento de Ciências Exactas e do Ambiente, ESAC – Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal)

The integration of Incoming Erasmus students at ESE Porto: The use of cultural extension and educational activities

Maria Inês Ribeiro Basílio de Pinho (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto – ESE/IPP)

Nº 12 – Dezembro, 2010

Pedagogy Embedding in a Learning Management System – The ADAPT Project

Viriato M. Marques1, Carlos Pereira2, Anabela Gomes2 (ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra; 1 GECAD – Knowledge Engineering and Decision Support Research Center; 2 CISUC – Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra). Cecília Reis, Luiz Faria, Constantino Martins (ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto; GECAD – Knowledge Engineering and Decision Support Research Center). E. J. Solteiro Pires (Escola de Ciências e Tecnologia, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; CITAB – Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences).

University Students, Emergent Adulthood and Professional Choices: implications for research and intervention

Cláudia Andrade (College of Education, Polytechnic Institute of Coimbra Centre of Differential Psychology, University of Porto)

Nº 13 – Dezembro, 2010

A Educação Médica baseada na simulação e em simuladores

Hugo Camilo Freitas da Conceição – Técnico Superior de Educação do Gabinete de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Vivências E Satisfação Académicas Em Alunos Do Ensino Superior

Lúcia Simões Costa & Marta Filipa Oliveira – Um estudo na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Nº 14 – Dezembro, 2010

O Plano FEP – Uma experiência formativa entre a Continuidade e a Inovação

Pedro Balaus Custódio – Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Planificação curricular e inclusão educacional. As percepções dos alunos universitários no Brasil e em Espanha

Vicente J. Llorent & María López – Universidad de Córdoba (España) – Facultad de Ciencias de la Educación; Maria Inês Ribeiro Basílio de Pinho – Escola Superior do Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

Nº 15 – Dezembro, 2010

Building an Industry-Aware Master Curriculum in Engineering – the Master in Embedded Systems

João Carlos Cunha, J. Pedro Amaro, Luís Marques – ISEC, Coimbra, Portugal.

Preparing teachers for multiculturalism: Are we going beyond the surface?

Julia A. Spinthourakis, University of Patras, Greece.

Nº 16 – Julho, 2011

Implementing active citizenship in the curriculum of teacher training education – The XIOS Story

Arjan Goemans & Inge Placklé – University College Limburg, Departement Lerarenopleiding, Belgium.

Prática Profissional em Gerontologia

Margarida de Melo Cerqueira – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos;

José Marques Alvarelhão – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro;

José Guinaldo Martín – Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro. Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos.

 

Nº 17 – Dezembro, 2011

Nótulas sobre a formação inicial de Professores do 1º CEB no domínio do Português

Pedro Balaus Custódio – Escola Superior de Educação de Coimbra

Educação Cooperativa: Andragogia

Patrícia Helena Lara dos Santos MATAI , Shigueharu MATAI

Universidade de São Paulo – Escola Politécnica

Nº 18 – Dezembro, 2011

Ambientes que promovem o empreendedorismo no ensino superior – o caso do Instituto Politécnico de Setúbal

Luisa Cagica Carvalho; Maria Teresa Gomes da Costa; Pedro Miguel Dominguinhos

– Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais – Departamento de Economia e Gestão

Promoção do ajustamento à carreira no ensino superior: o papel das atividades em grupo na sala de aula

Cristina Costa Lobo – Universidade Portucalente Infante D. Henrique;

Maria do Céu Taveira – Universidade do Minho

Nº 19 – Dezembro 2011
Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de
Engenharia
Cristina Costa Lobo – Universidade Portucalense Infante D. Henrique|
UPT; Clara Viegas, Gustavo Ribeiro Alves, Arcelina Marques –
Instituto Superior de Engenharia do Porto| ISEPPromoção de competências transversais e sucesso académico no
ensino superior
Graça Seco, Ana Patrícia Pereira, Sandra Alves, Luis Filipe – Serviço
de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Nº 20 – Julho 2012
Dimensões da satisfação no trabalho dos docentes do ensino superior
em Portugal
José Brites Ferreira, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Instituto Politécnico de Leiria; Maria de Lourdes Machado, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior| Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior |Instituto Politécnico de Bragança; Odília Gouveia, Centro de Investigação de Políticas do Ensino SuperiorA context for learning programming based on research communities
Scheila W. Martins, Center for Informatics and Systems of the University of Coimbra (CISUC); Antonio José Mendes Department of Informatics Engineering of the University of Coimbra; Antonio Dias de Figueiredo emeritus professor of Information Systems of the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra
Nº 21 – Julho 2012
O b-learning no ensino superior. Reflexões em torno de práticas
Angélica Monteiro, Escola Superior de Educação Jean Piaget – Arcozelo| Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto; J. António  Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), Universidade de CoimbraSaber aprender, saber ensinar na sociedade da Informação: Os Estilos de uso do Espaço Virtual
Mª de Fátima Goulão, Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância
Nº 22 – Julho 2012
Exploração didática de filmes educativos em ambientes virtuais
de aprendizagem
J. António Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), Universidade de Coimbra; Angélica Monteiro, Escola Superior de Educação Jean Piaget – Arcozelo| Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do PortoA relação professor-estudante na perspetiva de professores e estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra
Sofia de Lurdes Rosas da Silva, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal; Joaquim Armando Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal; António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
Nº 23 – Janeiro 2013
Ensinar a distância na Universidade de Coimbra
Teresa Pessoa, Celeste Vieira, Joana Neto, João Costa e Silva, Magda Fonte, Sandra Pedrosa, Maria José Marcelino e António Mendes, Universidade de Coimbra, PortugalEnsino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares
Carina Rodrigues, Manuela Francisco, Nelson Jorge, Rogério Costa, Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria
Nº 24 – Janeiro 2013
Investindo na formação inicial do professor-pesquisador: Reflexão
e mudança na formação do professor de ciências
Kátia Silva Cunha, Kátia Calligaris Rodrigues, José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de PernambucoAprendiendo el lenguaje de nuestros alumnos: de las competencias
al aprendizaje
José Luis González Geraldo, Benito del Rincón Igea, Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM)
Nº 25 –2013
Conhecer para aprender: O papel do metaconhecimento no processo
de aprendizagem
Maria de Fátima Goulão, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Universidade Aberta“Praxe que eu quis, Praxe feliz”: um novo mote para uma velha tradição”
Leila Rodrigues, Escola Superior Agrária de Coimbra
Nº 26 –2013
Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: Teoria e a prática
Ana Paula Rodrigues, Angélica Monteiro (Escola Superior de Educação
Jean Piaget, Arcozelo. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Universidade do Porto) e J. António Moreira (Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta.
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), Universidade de Coimbra)Educating for and with web 2.0
Josef Huber. Council of Europe, Pestalozzi Programme.
Nº 27 –2013
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning: Perceções dos estudantes do ensino superior
Cristina Vieira, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão – Universidade Aberta/CEMRI; Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais- Universidade Aberta. J. António Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância – Universidade Aberta/ CEIS20; Centro de Estudos Interdisciplinares
do Século XX- Universidade de Coimbra. Lúcio Sousa, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão Universidade Aberta/CEMRI.
Paulo Manuel Costa, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão – Universidade Aberta/CEMRIAs diversas formas de coaprendizagem na era das redes e em contextos online de ensino superior
Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta – Portugal
Nº 28 –2013
Las TIC como apoyo de la competencia aprender a aprender
Mª Dolores Molina Jaén. CEP SAFA. UJA. España. Susana
Gonçalves. ESEC. Instituto Politécnico de Coimbra. PortugalA perspetiva de estudantes sobre o que mudou e o que contribuiu para essa mudança desde a sua entrada para o ensino superior
Sofia de Lurdes Rosas da Silva, Escola Superior de Educação de Coimbra e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20/UC, Portugal (sofiace@esec.pt).
Joaquim Armando Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal (jferreira@fpce.uc.pt). António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20/UC, Portugal (antonio@fpce.uc.pt).
Nº 29 –2014
O ensino da Matemática nas licenciaturas de Engenharia: Centro
de Apoio à Matemática
Maria Emília Bigotte de Almeida. Departamento de Física e Matemática, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra, Portugal (ebigotte@isec.pt) Carla Isabel Florêncio Fidalgo.
Departamento de Física e Matemática, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra, Portugal (cfidalgo@isec.pt)A sustentabilidade de programas de formação contínua de professores em instituições de ensino superior. Um caso prático: O FEP (Formação e Ensino do Português)
Pedro Balaus Custódio. Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Coimbra (balaus@esec.pt)

A Coleção temática ‘Manuais Pedagógicos de Educação Superior’ é uma edição cientifico – pedagógica da Escola Superior de Educação de Coimbra. Nesta série (de periodicidade irregular) são publicados textos pedagógicos para apoio aos docentes do ensino superior, numa perspetiva de formação e aperfeiçoamento profissional.

 

Nº 1 – Acolher e ensinar estudantes internacionais
Susana Gonçalves
Nº 2 – Aquitectura pedagógica para a mudança no Ensino Superior
Wendy Leeds-Hurwitz e Peter Sloat Hoff
Nº 3 – Capacidades Curriculares del Profesor Universitario
Miguel Pérez e Rocio Quijano López
Nº 4 – Ensino superior a distância: Dicas para uma aprendizagem colaborativa e inclusiva
Rogério Costa, Carina Rodrigues, Manuela Amado Francisco e Nelson Jorge
Nº 5 – Infografia: Optimizar a visualização na comunicação pedagógica e científica
José Joaquim Marques da Costa
Nº 6 – Aprender a Aprender desde las TIC: Propuestas para una metodología competencial en la educación superior
Maria Dolores Molina e Álvaro Pérez García
Nº 7 – Enseñar con TIC: Nuevas y renovadas metodologías para la en señanza Superior
Camino López García
Nº 8 – Escrita académica: Sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes
Leila C. S. Rodrigues
Nº 9 – Aprendizagem Cooperativa no Ensino Superior
Serafim Cunha
Nº 10 – Evaluación psicopedagógica, una herramienta de orientación universitaria
Beatriz Berrios Aguayo
Nº 11 – Escrita Académica: Regras, Estrutura e Colaboração
João Paulo Guimarães