Biologia Celular

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Biologia do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Componente teórica: exposição dos conteúdos com recurso a meios audiovisuais, com estímulo à interatividade, promovendo a reflexão e o espírito crítico. Recorrer-se-á a estudos de caso. 

Componente teórico-prática: serão desenvolvidas atividades de pesquisa bibliográfica com promoção da capacidade crítica, da autonomia e comunicação científica. 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos:

  • Obter uma perspetiva global do funcionamento da célula e suas implicações em termos evolutivos, morfogenéticos, bioenergéticos e na organização de sistemas biológicos complexos.
  • Compreender o funcionamento da célula (eucariótica em particular) e consequentemente do próprio organismo.
  • Identificar os organelos e estruturas celulares, relacionar estrutura-função e conhecer a forma como os vários processos se interrelacionam e contribuem para a integridade funcional.
  • Relacionar o modo de ação dos fármacos com os alvos celulares.

O aluno deve adquirir aptidões para:

  • Identificar e explicitar contextos funcionais, suas implicações e possíveis vias de intervenção farmacológica.

 O aluno deve adquirir competências para:

  • Mobilizar os conhecimentos no sentido da interligação da biologia celular com as aplicações na farmácia e biomedicina.
  • Analisar criticamente  e mobilizar a informação adquirida a partir da literatura científica.
  • Organizar e desenvolver comunicação em ciência.

Programa

 

 1. Introdução ao estudo da célula. Organização biológica. (1h)

 2. Célula: (1h)

Célula procariótica versus célula eucariótica.

Célula vegetal e célula animal.

Estrutura e função dos organelos celulares.

 3. Núcleo e organização nuclear. (1h)

 4. Membrana plasmática: (3h)

Estrutura e função.

Transporte transmembranar, endocitose e exocitose.

Recetores membranares e transportadores como alvos de terapêutica farmacológica.

Especializações de membrana e moléculas de adesão.

Potencial de membrana e potencial de ação.

 5. Comunicação celular: (2h)

Vias de sinalização intercelular e vias intracelulares de transdução de sinal.

 6. Citoesqueleto: estrutura, dinâmica e alvos subcelulares na terapêutica farmacológica. (1h)

 7. Sistema endomembranar: Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi, lisossomas e peroxissomas. (1h)

 8. Síntese, endereçamento e vias de degradação de proteínas (mecanismos UPR e ERAD). (1h)

 9. Mitocôndrias e bioenergética.(2h)

Mitocôndria, envelhecimento e proliferação tumoral.

 10. Divisão e diferenciação celular; células estaminais; Ciclo celular: (2h)

Controle do ciclo celular; Apoptose.

Alvos na terapêutica farmacológica do cancro.

 

MATRIZ TEÓRICO-PRÁTICA

Pesquisa, discussão e análise crítica de artigos científicos da especialidade.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 Bibliografia primária:

Azevedo C, Sunkel CE (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª edição, LIDEL.

Alberts, B. et al (2017). Fundamentos de Biologia Celular, 4ª edição, Artmed.

 

Bibliografia secundária:

Alberts, B. et al (2018). Essential Cell Biology, 5nd edition, Garland Science.

Lodish et al. (2015). Biologia Celular e Molecular, 7ªed. panamericana.

Artigos publicados em revistas científicas internacionais.