Corporalidade e Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Poderá contemplar momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial. Os alunos serão avaliados através de três trabalhos (cada um terá a ponderação de 1/3 na nota final), sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde. A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos:
1) Adquirir conhecimentos que permitam compreender a relação entre imagem corporal e saúde; a relação disfuncional com o corpo e as perturbações do comportamento alimentar.
2) Conhecer os efeitos de uma alimentação equilibrada e a importância da Educação alimentar.
3) Compreender e interpretar a motricidade humana e a atividade física na atualidade.

Aptidões e Competências a desenvolver: Desenvolvimento de aptidões de análise crítica relativamente aos programas de promoção da saúde vigentes, assim como, a capacidade de elaboração de novas estratégias de intervenção no âmbito da educação para a saúde, nas áreas:
1) Prevenção das Perturbações do Comportamento Alimentar;
2) Promoção de uma alimentação equilibrada;
3) Promoção da prática de atividade física de forma saudável.

Programa

1 – Imagem corporal, saúde física e mental. Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia mental, bulimia e outras perturbações alimentares).
2 – Alimentação equilibrada enquanto promotora da saúde (Funções dos alimentos e nutrientes; Importância da variedade da alimentação; Velhos e novos hábitos).
3 – Educação corporal (Atividades lúdicas; Programas de educação corporal). A atividade física, o exercício físico (Pressupostos e consequências).

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abood, D. A., & Black, D. R. (2000). Health education prevention for eating disorders among college female athletes. American Journal of Health Behavior, 24(3), 209-219.
de Oliveira Coelho, G. M., da Silva Gomes, A. I., Ribeiro, B. G., & de Abreu Soares, E. (2014). Prevention of eating disorders in female athletes. Open access journal of sports medicine, 5, 105.
O’dea, J. (2000). School-based interventions to prevent eating problems: First do no harm. Eating Disorders, 8(2), 123-130.
Levine, M. P., & Smolak, L. (2020). The prevention of eating problems and eating disorders: theories, research, and applications. Routledge. https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315401065/prevention-eating-problems-eating-disorders-michael-levine-linda-smolak