Credibilidade e Confiança nos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A formação desenvolver-se-á com base nas seguintes metodologias:
a) sessões presenciais expositivas de modelos conceptuais de referência,
b) sessões presenciais práticas de análise e discussão de estudos empíricos publicados,
c) realização de trabalhos práticos, a realizar em tempo extra-curricular (e sob a orientação do docente).
Avaliação contínua: a) Teste de frequência – 25.0%, b) Trabalhos em aula – 25%, c) Trabalho prático individual ou em grupo – 50%;
Avaliação por exame: prova individual escrita – 100%

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os formandos deverão estar em condições de:
1) Reconhecer a importância dos fenómenos de perceção da credibilidade e da confiabilidade dos agentes de comunicação, particularmente no campo da Comunicação Social;
2) Saber diferenciar as especificidades dos processos de construção da confiança nas pessoas, nas organizações e nas instituições;
3) Compreender a dificuldade intrínseca aos processos de construção da confiança e a facilidade com que a mesma pode ser destruída;
4) Conhecer e saber aplicar o conhecimento científico da investigação acumulada no campo da comunicação social mediatizada.

Programa

1) Delimitação dos fenómenos designados pelos conceitos de «credibilidade», «confiança», «desconfiança», «perceção da (não) confiabilidade»;
2) Os estudos clássicos sobre a perceção da credibilidade dos agentes de comunicação;
3) Análise de modelos conceptuais sobre o fenómeno da (des)confiança e da (não)confiabilidade em contextos de interação e/ou de comunicação;
4) A construção da confiança nas pessoas, nas organizações e nas instituições;
5) Síntese estudos empíricos, com especial destaque para os que tomam por referência a comunicação online;
6) Implicações e aplicações nos processos de comunicação interpessoal e organizacional

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 25.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adler, R. B., Rodman, G., & duPré, A. (2014). Understanding human communication. Oxford University Press.
Cerdeira, J. P., & Ribeiro, V. C. (2022). Confiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação social. Comunicação Mídia e Consumo, 19(54), 172-194.
Cerdeira, J. P. (2010). O valor da confiança na definição da cultura organizacional: algumas considerações gerais. Exedra: Revista Científica, (3), 125-134.
Cerdeira, J. P. (2018). Confiança, confiabilidade e ética: podem as empresas aprender alguma coisa com Aristóteles?. Organicom, 15(29), 89-100.
Navarro, L., Gasalla, J. M. (2007). Confiança. A chave para o sucesso pessoal e empresarial. Integrare Editora Ltda
Pornpitakpan, C (2004). The persuasiveness of source credibility: A critical review of five decades’ evidence. J of Applied Social Psychology, 34, 243–281