Cuidados Básicos e Continuados de Saúde II

O método expositivo é usado na fundamentação teórica dos conteúdos.

São privilegiados métodos ativos, participativos e experienciais, nomeadamente, Role-playing; situações de dinâmica de grupos; análise de vídeos alusivos aos conteúdos em análise; aprendizagem por resolução de problemas (exercício de pensamento crítico – análise de casos clínicos); observação de práticas em contexto profissional que permite a realização de trabalho articulado com outras UC.

Os/as estudantes poderão escolher entre a modalidades de avaliação contínua ou avaliação por exame. Na avaliação contínua, considera-se o desempenho individual através da realização de uma frequência (50%); e ainda da elaboração de um trabalho de grupo escrito a ser apresentado em sala de aula (50%). Na avaliação por exame é realizada uma prova escrita (100%).

Identificar e gerir as principais sindromes geriátricas.

Identificar os diferentes contextos do cuidado e qual as suas respostas às necessidades das pessoas idosas.

Saber desenvolver, coordenar e gerir técnicas de cuidados básicos no cuidado e autocuidado institucional e domiciliário.

Reconhecer e implementar medidas de prevenção do risco de acidente para a pessoa idosa no domicílio e no lar ou centro de dia.

Reconhecer aspetos fulcrais do cuidado a pessoas idosas em cuidados paliativos.

Projetar-se na equipa de saúde que desenvolve o cuidado à pessoa idosa em contexto   interdisciplinar.

Abordagem das principais sindromes geriátricas.

Análise das técnicas de cuidados básicos no cuidado e autocuidado institucional e domiciliário.

Análise de instrumentos de apoio, estratégias de intervenção, assistência e registo da assistência gerontológica.

Apresentação dos diferentes contextos de cuidado à pessoa idosa (hospital, cuidados comunitários e rede de cuidados contínuados), qual a sua realidade e as assistências às pessoas idosas.

Princípios e fundamentos dos cuidados continuados e paliativos.

Exame
  • - prova escrita - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - trabalho de grupo escrito a ser apresentado em aula - 50.0%

Barbosa,A.&Neto,I.G.(2006).Manual de Cuidados Paliativos. Faculdade de Medicina de Lisboa.

Bracewell,C.,Gray,R.,&Rai,G.(2010). Essencial facts in geriatric medicine (second ed.). Radcliffe Publishing.

Boltz,M.,Capezuti,E.,Zwicker,D.,&Fulmer,T.(2012).Evidence-based geriatric nursing protocols for best practice (4th ed.). Springer Pub.

Flaherty, E.,&Resnick,B.(2011).Geriatric nursing review syllabus:A core Curriculum in advanced practice geriatric nursing (GNRS3)(3rd Ed.). American Geriatrics Society.

Neto, I.G. (2020). Cuidados Paliativos: Conheça-os melhor. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Roe. B.,& Beech R.(Eds)(2005).Intermediate and Continuing Care.Great Britain:Blackwell

Soler,P.,&Mañas,L.(Eds).(2014).Tratado de medicina geriátrica. Fundamentos de la a Fundamentos de la atención sanitaria a los mayores. Elsevier.

Veríssimo,T(Coord.)(2014).Geriatria fundamental–saber e prática. Lidel.