Desenvolvimento de Capitais Humanos no Setor Hoteleiro

N/A

A avaliação à unidade curricular será baseada na resolução de práticos, que surgirão em justa correspondência com os conteúdos leccionados em aula. Tem por objectivo consistir numa avaliação muito prática, e baseada na análise e resolução de casos.

Ponderadores de avaliação por frequência:
4 trabalhos de aplicação de grupo, acompanhados (e realizados) em contexto de aula (25% de ponderação para cada trabalho).

Ponderadores de avaliação por exame:
Exame à unidade curricular

Enquanto objetivos gerais, esta UC pretende desenvolver capacidades de compreensão sobre a gestão capital humano na criação de valor nas organizações do Setor Turístico e Hoteleiro. Observando as especificidades do setor e do funcionamento das organizações que os integram, pretende estimular capacidades de compreensão sobre a intervenção junto das pessoas. Enquanto objetivos específicos, pretende desenvolver as competências saber-saber: compreender as práticas de gestão de pessoas. Pretende ainda desenvolver as competências de saber-fazer: desenvolver ações apoiadas em princípios de atuação técnica nas diferentes práticas de gestão de pessoas; aplicar capacidades técnicas diversificadas em gestão de pessoas.

1– Contextos estruturais e estratégicos para a Atuação em Gestão de Recursos Humanos
1.1 – A adequação da Gestão de Recursos Humanos na realidade Organizacional e Sectorial
2 – As Práticas de Recursos Humanos
2.1 – A atração e Seleção de colaboradores de elevado potencial
2.1.1 – Estratégias de atração de colaboradores
2.2 – A Seleção de colaboradores
2.2.1 – Da estratégia de Atração à de Seleção
2.3 – O Trabalho Temporário e o Outsourcing no sector hoteleiro
2.3.1 ‐ Recrutamento em Empresas de Trabalho Temporário
2.3.2 – A avaliação de serviços em Trabalho Temporário e Outsourcing
2.4 – A Avaliação de Desempenho
2.4.1 – Diversidade de métodos e problemas de medida e de validação de sistemas
2.5 – A Formação de Ativos
2.5.1 – A estratégia de Recursos Humanos e a da Formação
2.5.2 ‐ A formação de ativos e os desafios da qualificação no sector hoteleiro
2.6 – A integração da Comunicação Interna na Gestão de Capitais Humanos
2.6.1 – Pressupostos da atuação em Comunicação Interna]

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

-Berger, L. A. & Berger, D. R. & (2017). The talent management handbook: Making culture a competitive advantage by acquiring selecting, identifying, developing, and promoting the best people (3ª edition). New York: McGraw-Hill Education.
– Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C. & Gomes, J. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Silabo
-Dessler, G. (2017). Human Resources management (15th ed). Pearson Prentice-Hall.
– Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners’ guide to alternatives in agile organisations. Cham: Springer.
-Gomes, J., & Cesário, F. (2014). Investigação em Gestão de Recursos Humanos: um guia de boas práticas. Lisboa: Escolar Editora
-Henriet B. e Boneu F. (1990), “Audit de la communication interne”. Paris : Les Editions de l’Organisation
-Tavares, M. (2011). A gestão das pessoas: novos rumos desta função nas organizações. Lisboa: Universidade Lusíada Editora